Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez:1917(2019)

Espertamente preenchendo o espaço vago de um bom filme sobre a Primeira Guerra Mundial, o maior feito desse claro grande concorrente ao melhor filme de 2019, é justamente algo hoje em dia raro: não parecer um jogo de videogame e mostrar quão cruel é uma guerra. Confira mais detalhes, sem spoilers, na crítica abaixo

Não é um filme de Sam e Frodo, definitivamente...

Nota IMDb: 8,6 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: 1917
Ano de Lançamento: 2019
Diretor: Sam Mendes(famoso por Estrada para Perdição(2002), Foi Apenas um Sonho(2008), 007 - Operação Skyfall(2012), vários episódios de Penny Dreadful e Informer(a série))
Estrelas:   Dean-Charles Chapman(aqui como o cabo verde Blake, era Martyn Lannister de Game of Thrones!!! :O), George MacKay(aqui é o também cabo vivenciado Schofield), Benedict Cumberbatch(como o Coronel MacKenzie), Colin Firth(como o General Erinmore),  entre outras estrelas
Sinopse: Blake e Schofield tem que atravessar parte do front de guerra para evitar que  1600 soldados venham a cair em um armadilha,  dentre eles o irmão de Blake.
Crítica: Dissonantbr

A primeira observação que vale ser feita é quanto a estréia que foi atrasada no Brasil, iria parar em fevereiro, mas graças à pessoas de bom senso, conseguiram fazer que mesmo no finalzinho das férias de muita gente, essa grande obra tivesse sua chance nos cinemas brasileiros. E definitivamente ela merece ser vista no cinema, e em um que tenha um excelente sistema som.

A segunda é que é um filme responsável. Mesmo com um arzinho de 007 no início, na questão das cenas de ação, o filme não glorifica a Guerra, ainda mais essa que era a que as pessoas pensavam que ia ser o conflito que resolveria todas as guerras. Há toda umas demonstração do custo, em equipamentos, vidas e tanto sofrimento para militares e principalmente para civis. 

Outro ponto é a curiosa escolha de data onde o filme acontece, 6 de abril de 1917. Primeiro porque é justamente o dia que os EUA declaram a sua entrada no conflito, que já estavam antes disso ajudando indiretamente os Aliados(chamados na época de Tríplice Entente composta da França, o Império Britânico, a Rússia(que teve que sair em outubro de 1917), Itália e EUA, entre outros países) enfrentando os chamados Impérios Centrais(Tríplice Aliança - com Alemanha, Áustria-Hungria, Império Otomano e outros). E é nesse ano que depois de 3 longos anos de uma desgastante e sangrenta guerra praticamente estática com grandes trincheiras, grandes avanços tecnológicos tornaram o conflito mais dinâmico e infelizmente demandando mais vidas humanas. 

Voltando ao filme, o medo de que os protagonistas virassem uma espécie de Joseph Climber dos filmes de guerra, que apesar de todas as provações estariam ok,  foi afastado, primeiro justificando em uma pseudo-unica tomada uma jornada com um senso de urgência, limitações físicas e muitas desventuras, porém tudo frente a personagens que poderiam, ainda que não representem fatos necessariamente reais, mesmo que fortemente inspirados em eventos históricos, mas que poderiam ter ocorrido. O filme poderia pecar em não dar uma clara noção de distância ou muitas vezes de tempo, mas tudo isso poderia ser explicado por um motivo de roteiro. Contudo só ficou fora de prumo quem sabe uma visão maniqueísta quanto aos alemães e seus aliados. Foi uma guerra que ambos lados foram para uma Guerra Total e sem honra, se que é isso possível em algo dessa dimensão.

Por fim, a engenharia de som e principalmente a edição e fotografia fazem desse filme um dos melhores filmes de guerra dos últimos tempos. Inclusive arrisco dizer que quem sabe Tom Hanks não se empolgue de novo e decida topar contar uma de tantas histórias desse conflito que foi só terminar 11 de novembro de 1918, totalizando mais de 9 milhões de combatentes mortos, modificando mapas e países, assim como sendo o pano de fundo para o que viria a ser a Segunda Guerra Mundial. Tudo isso em uma envolvente história de superação e amizade. Em cartaz nos cinemas a partir de 23 de janeiro desse ano.




Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário