Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez: A inventora - À Procura de Sangue no Vale do Silício(2019)

Baseado em um famoso livro que expôs uma das histórias mais malucas de fraude no Vale do Silício, que transformou uma gigante de 9 bilhões de dólares em uma má lembrança para muitos da área. Confira alguns detalhes de porquê você deve ver esse documentário na crítica abaixo

Esse filme contem pessoas ricas perdendo dinheiro...e pobres ainda mais


Nota IMDb: 7,1 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: The Inventor:Out for Blood in Silicon Valley(2019)
Ano de Lançamento: 2019
Diretor: Alex Gibney(experiente diretor e produtor executivo de uma longa lista de documentários como Enron:Os Mais Espertos da Sala(2005), Um Taxi para a Escuridão(2007) que ganhou um Oscar, Going Clear:Scientology & Prision of Believe(2015), Minha Máxima Culpa: Silêncio na Casa de Deus(2012), The Family:Democracia Ameaçada(2019), Citizen K(2019), Salt Fat Acid Heat(2018), Na Rota do Dinheiro Sujo(2018), entre outras que estão vindo)
Estrelas:  Alex Gibney(como o narrador), Elizabeth Holmes(como a fundadora da pequena máquina), Errol Morris(famosa figurinha nas rodas da alta grana), Dan Ariely(excelente autor e pesquisador famoso pelo livro e documentário  DisHonesty:The Truth About Lies), Tyler Shultz(como o empolgado que vira funcionário), John Carreyrou(jornalista que acabou escrevendo o livro que inspirou o filme, Bad Blood) entre outras personalidades.
Sinopse:  Jovem, ambiciosa e ...visionária? O que deu de errado naquela que muitos apostavam como a próxima Steve Jobs?
Crítica: Dissonantbr

A história da empresa Theranos eu praticamente vi acontecer, não de perto, mas por meio de reportagens em vários lugares. Na fase romântica, a primeira vez que eu tinha ouvido falar foi na Wired, ainda com uma certa cautela. E realmente, a história parecia boa demais: com um exame praticamente igual a aferição de taxa glicêmica, com uma pequena quantidade de sangue por uma picada em algum dos dedos, seria, segunda ela, possível fazer mais de 200 exames e a um custo muito inferior ao dos grandes laboratórios. E o detalhe mais maluco: tudo poderia ser feito em uma máquina um pouco maior do que uma impressora laser de escritório. Com tempo você poderia até ter uma em casa.

O mais maluco desse documentário é observar como tanta gente famosa, rica e poderosa pode ser enganada e se enganar sobre uma pessoa e sobre um projeto. Porque essa também uma história de pessoas que se aproveitaram de algo que sabiam que era impossível(naquele momento), mesmo assim viram a chance de ter alguma vantagem. E outros ficaram em uma situação muito mais frágil já que não era raro observar testes totalmente divergentes do que deveriam indicar, justamente para quem procurava o serviço e não tinha condições de pagar os altos custos de exames de sangue no EUA. Vale lembrar que a ausência de uma assistência médica universal tem sido o epicentro de muitas brigas e desafios logísticos e orçamentários lá. Com o fim do Obama Care e um plano que venha substitui-lo a situação só piorou. Por isso tanto interesse também público nisso.

E para os mais novos, muita gente não conheceu ou nunca ouviu falar do estouro da bolha das chamadas .Com, uma valorização absurda de uma série de empresas que prometiam mundos e fundos e não entregavam nada muito substancial. Houve um tempo que só dizer que o produto se conectava na Internet e ganhava-se generosos maços de dinheiro. Só que um dia alguém se perguntou se aquela festa se pagava....e aí... Com o fracasso da Theranos houve o medo de que talvez o Vale do Silício entregasse de fato bem menos do que ele promete, porém também ficava algo mais inquietador: muitas vezes as empresas não tomam cuidado com a segurança de seus produtos(sim, estamos também falando dos carros autômatos ou Tesla da vida).

E sim, a primeira coisa estranha que você vai perceber nela é a voz que é grave. Mas a expressão dela, a forma que ela fala, só que mais importante do que isso, como ela reage confrontada à perguntas básicas é sem dúvida a parte mais impressionante do documentário. Não são os efeitos especiais, o enorme trabalho de juntar material, entrevistas, filmagens da época...nada disso impressiona mais do que a bizarra expressão de Elizabeth. 

Vale sem dúvida ver(está disponível na HBO) não só pela enorme repercussão da queda de um simbolo para muitos e definição para padrões mais rígidos de investimento no Vale do Silício.

PS:Ouvi falavar que no YouTube tem gente que reproduz...Deve ser uma lenda...


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário