Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez:A Terra É Plana(2018)

Em um estranho exercício intelectual, confira o que pensam e como se organizam esse grupo que vem desafiando a comunidade científica no documentário analisado abaixo.

Se o mundo é um palco...


Nota IMDb: 6,5 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Behind the Curve
Ano de Lançamento: 2018
Diretor:  Daniel J. Clark
Estrelas: Mark K Sargent, Robbie Davidson, Stephen Hagberg, Scott Kelly(pois é...o astronauta), Jimmy Kimmel, Bob Knodel, Billy Nye, Joe Pierre, entre outras estrelas. 
Sinopse: Por que o movimento dos terra planistas cresce tanto? E por que tudo isso importa bastante para a ciência? E o que podemos aprender com isso tudo.
Crítica: dissonantbr

Como grande entusiasta da exploração espacial, a primeira vez que eu tinha ouvido falar sobre os terra planistas lembrei na hora da famosa abertura do Monty Python das embarcações que caiam no vazio depois de chegar no final da Terra...:P(há outra ligação no sentido contrário com o grupo como pode ser visto no documentário). Só que o movimento foi ficando maior e alguns pessoas procuram formas de controlar sua expansão. E é bem o ponto de partida do filme: é realmente toda essa ameaça? O que eles realmente pensam?

Buscando pessoas importantes tanto como críticos, mas principalmente dos que advogam essa ideia, é realmente um caso bem curioso de exercício de paciência e reflexão para os que não acreditam . E para outros um excelente episódio de ficção/conspiração. E por fim para alguns poucos a tirada de véu sobre uma das maiores conspirações. O documentário claramente tem sua tendência, contudo formula inteligentemente a apresentação de evidências.

E falando em evidências, tem-se aí a grande diferença entre os que creem e os que não. Uns tem evidências e os outros ainda penam("uma ginástica intelectual") ou simplesmente entram em comportamento de negação. Fazendo um pouco de spoiler de algo que realmente convida a assistir esse filme, é a interessante explicação prática sobre o processo científico, sobre a evolução de um ideia e também sobre testes práticos. Muita gente não gostou porque acharam que não houve uma enfase em desmontar todos os argumentos, porém muito mais importante do que isso é o porquê de pessoas acharem a ciência hoje em dia tão hermética, excludente e desinteressante. E uma coisa que a ciência não é mesmo é ser desinteressante.

E ainda, para finalizar, como grita várias situações do filme, é muito melhor do que desprezar e segregar as pessoas que pensam assim, simplesmente se desafiar em buscar mais e mais conhecimento sobre a enorme bagagem que temos, porém compreender quão ínfima para os nossos próximos sonhos como espécie. Aí está o grande bônus do filme. Disponível no momento da postagem no NetFlix.

E como estamos falando em ciência, a grande novidade da semana explicada de forma simples e interessante no link abaixo que tem muitos outros explicando coisas fascinantes, assim como perguntas.

E uma explicação direta de uma das que foram responsáveis pela captura da imagem, explicando toda a teoria do feito em 2016 em uma apresentação do TED.

E claro, mais um lindo lançamento da SpaceX dia 11/04, ontem...


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário