Documentário da vez: Free Solo (2018)
Nota IMDb: 8,3 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Free Solo
Ano de Lançamento: 2018
Ano de Lançamento: 2018
Diretor: Jimmy Chin, Elizabeth Chai Vasarhelyi
Sinopse: Alex Honnold, o escalador solo mais bem-sucedido do mundo, se prepara mentalmente e fisicamente para sua aventura mais ousada: escalar El Capitán, o paredão de 975 metros em Yosemite, sem cordas ou equipamento de proteção. Se ele conseguir, será o maior paredão que ele, ou outra pessoa, já escalou sem nenhum tipo de equipamento.
O documentário mostra o escalador Alex Honnold, praticante da modalidade de escalada solo mais famoso do mundo, se preparando e executando a escalada solo mais perigosa e nunca feita antes sem auxílio de equipamentos de segurança: o paredão chamado El Capitán em Yosemite, com quase mil metros de altura. Antes, porém, os diretores gastam um bom tempo mostrando a história de Alex, seus outros feitos e alguns dos motivos que o levaram a se dedicar ao esporte. Vindo de uma família com alguns problemas para expressar emoções, ele aproveita a chance de se isolar do mundo com a escalada e a adrenalina de não usar equipamentos é seu maior combustível. No entanto, ele agora está em um relacionamento mais sério e precisa levar isso em consideração antes de correr tanto risco em tentar algo que nunca foi feito antes.
Com uma cara de quase "reality show", o documentário abre mão de um narrador convencional e acompanha os depoimentos e eventos de uma maneira que faz nos sentrimos espectadores da história que se desenrola. Ele também faz um excelente trabalho em construir o cenário de tensão e expectativa em torno da grande escalada, além de criar um retrato extremamente detalhado de Alex. Outro ponto forte são as belíssimas imagens capturadas das suas escaladas e a forma como foi registrada a conquista do El Capitán. Além da já esperada vertigem e tensão, o espectador é inundado pela beleza natural à sua volta.
Ainda que eu continue sem entender a motivação para correr tamanho risco, é impossível não admirar a dedicação e a tenacidade de Alex Honnold para realizar uma façanha que parecia inalcançável. Temos uma amostra do homem superando obstáculos naturais sem uso de artifícios e dependendo somente de suas habilidades físicas e mentais. Além do documentário já valer à pena pelo registro e pela fotografia belíssima, no fim, seu empenho em buscar esse sonho serve de exemplo para todos nós como prova de que nenhum obstáculo é impossível para aqueles que se dedicam de maneira verdadeira.
Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)
Nenhum comentário