Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez: Free Solo (2018)

Uma façanha impressionante registrada de maneira impecável
                                                         
Nota IMDb: 8,3 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Free Solo
Ano de Lançamento: 2018
Diretor: Jimmy Chin, Elizabeth Chai Vasarhelyi
Sinopse: Alex Honnold, o escalador solo mais bem-sucedido do mundo, se prepara mentalmente e fisicamente para sua aventura mais ousada: escalar El Capitán, o paredão de 975 metros em Yosemite, sem cordas ou equipamento de proteção. Se ele conseguir, será o maior paredão que ele, ou outra pessoa, já escalou sem nenhum tipo de equipamento.

Eu tenho certa dificuldade para entender algumas atividades esportivas radicais. Seja o wingsuit onde o praticante se atira de um penhasco e "voa" até o chão a quase 200 km/h, ou o mergulho livre, onde a pessoa mergulha a profundidades imensas sem nenhum tipo de equipamento de suporte. Porém, se tem uma modalidade que nunca aceitei foi a de escalada solo. O que leva uma pessoa a escalar uma montanha sem nenhum tipo de equipamento? Se acontecer algum problema é "game over", sem chance de se salvar. Sendo assim, quando fiquei sabendo desse documentário que foi premiado no último Oscar eu fiquei bastante intrigado. Ele não só explica os motivos da escalada (ainda que eu discorde), mas também documenta de maneira espetacular uma das maiores façanhas do mundo dos esportes radicais.

O documentário mostra o escalador Alex Honnold, praticante da modalidade de escalada solo mais famoso do mundo, se preparando e executando a escalada solo mais perigosa e nunca feita antes sem auxílio de equipamentos de segurança: o paredão chamado El Capitán em Yosemite, com quase mil metros de altura. Antes, porém, os diretores gastam um bom tempo mostrando a história de Alex, seus outros feitos e alguns dos motivos que o levaram a se dedicar ao esporte. Vindo de uma família com alguns problemas para expressar emoções, ele aproveita a chance de se isolar do mundo com a escalada e a adrenalina de não usar equipamentos é seu maior combustível. No entanto, ele agora está em um relacionamento mais sério e precisa levar isso em consideração antes de correr tanto risco em tentar algo que nunca foi feito antes.

Com uma cara de quase "reality show", o documentário abre mão de um narrador convencional e acompanha os depoimentos e eventos de uma maneira que faz nos sentrimos espectadores da história que se desenrola. Ele também faz um excelente trabalho em construir o cenário de tensão e expectativa em torno da grande escalada, além de criar um retrato extremamente detalhado de Alex. Outro ponto forte são as belíssimas imagens capturadas das suas escaladas e a forma como foi registrada a conquista do El Capitán. Além da já esperada vertigem e tensão, o espectador é inundado pela beleza natural à sua volta.

Ainda que eu continue sem entender a motivação para correr tamanho risco, é impossível não admirar a dedicação e a tenacidade de Alex Honnold para realizar uma façanha que parecia inalcançável. Temos uma amostra do homem superando obstáculos naturais sem uso de artifícios e dependendo somente de suas habilidades físicas e mentais. Além do documentário já valer à pena pelo registro e pela fotografia belíssima, no fim, seu empenho em buscar esse sonho serve de exemplo para todos nós como prova de que nenhum obstáculo é impossível para aqueles que se dedicam de maneira verdadeira.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário