Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez:O Médico(2013)

Em um filme cheio de curiosidades, mas com uma história que oscila muito, porém com um jeitinho sessão da tarde, um aprendiz bem azarado vai ao Oriente atrás de conhecimento. Vale conhecer sem dúvida. Confira o porquê na crítica abaixo.


Hoje em "falsos cognatos"...:P


Nota IMDb: 7,2 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: The Physician
Ano de Lançamento: 2013
Diretor:   Philllpp Stölzl(com filmes bem diferentes, como Face Norte(2008), Goethe! e....Perseguição Implacável...:))))
Estrelas: Tom Payne(como o azarado e malandro estudante Rob Cole), Stellan Skarsgård(como o prático Barbeiro), Ben Kingsley(como o sábio Ibn Sina), Emma Rigby(como Rebecca), entre outras estrelas. 
Sinopse: Tocado pela incurável chamada "doença do lado" em terna idade na sua família, o mesmo jura tentar encontrar uma forma de curar o máximo de pessoas possíveis, mesmo que ele fosse do outro lado mundo para saber como.
Crítica: dissonantbr

Adaptado do famoso livro de 1986 de autoria de  Noah Gordon de mesmo nome(ele ajudou também com a adaptação para o filme), e com o curioso erro que insiste em ocorrer em traduzirem por "O Físico", de fato faz merecer o subtítulo de "A epopeia de um médico medieval".

O que faz esse filme valer a pena não é a super produção ou o elenco, que é bom e assim como seu desempenho, mas as curiosidades e também a franqueza em descrever problemas de quando a medicina no lado ocidental parou e sofria com problemas que o Oriente com muito esforço vinha superando.

A jornada de Rob Cole teve grande sucesso lá fora e em 1999  figurava como um dos dez livros mais populares de todos os tempos. Há pequenos erros, por motivos dramáticos, como por exemplo, que de fato era proibida a dessecação de corpos tanto para cristãos como islâmicos, não só pela questão religiosa, mas também porque era visto com um ato desnecessário. E de fato havia um Ibn Sina(ou Avicenna como o Ocidente o conhece) que ajudou muito o desenvolvimento da medicina moderna, porém ele seguiu servindo até seus últimos anos de vida. Enfim, mudanças que podemos considerar como adaptações literárias.

E claro que no filme temos deserto, aventura, suspense, traições, lutas, política e religião, tudo com limitações da direção e roteiro. Assim como a "Peste Negra" e também a famosa "doença do lado" que nada mais é do que a famosa Apendicite. Levando em consideração que o filme deveria se situar entre 1031 e 1056, realmente era algo realmente tenebroso. Ainda o é dependendo da rede de saúde(vale lembrar que é vã a ilusão de que não há um circulo vicioso na má condição dos hospitais públicos e particulares. No final não é só o material, só que sim, as pessoas que fazem diferença. E como o filme fala, elas que salvam o dia). E se encontra disponível no NetFlix. Aproveitem!



Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário