Anúncio 1

Últimos Posts

Série da Vez: The Terror (2018 - ?) - Primeira Temporada

Uma série que chama a atenção com sua produção caprichada, excelentes atuações e pela mistura na dose certa entre ficção e realidade
                                                                                            
Nota IMDb: 8,2 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: The Terror
Ano de Lançamento: 2018
Criador:  David Kajganich
Estrelas:  Jared Harris, Tobias Menzies, Paul Ready

As histórias de grandes e audaciosas expedições costumam gerar fascinação e comigo não é diferente. Os relatos de aventureiros como Amyr Klink e Shackleton me inspiraram bastante e inclusive recomendo os livros 'Cem Dias Entre Céu e Mar' e 'A Incrível Viagem de Shackleton' para quem quiser conhecer mais sobre as expedições desses exploradores. Porém, confesso que nunca havia ouvido falar das aventuras para se descobrir "a passagem" navegável pelo norte da américa e nem foi isto que inicialmente me atraiu a este novo seriado da AMC (mesma emissora de 'The Walking Dead'). De qualquer forma, desde o primeiro episódio a série chama a atenção com sua produção caprichada, excelentes atuações e pela mistura na dose certa entre ficção e realidade.

Baseada no livro 'O Terror', de Dan Simmons, o seriado retrata a expedição fracassada de dois navios ingleses (HMS Erebus e HMS Terror) ao tentar encontrar a "passagem do noroeste". A grande sacada do autor foi inserir elementos ficcionais para tentar explicar o motivo do fracasso da missão. Além de terem que lutar contra as condições climáticas extremas, fome e outros problemas de saúde, os tripulantes também precisam enfrentar uma misteriosa criatura que os está caçando. Divida em dez episódios de cerca de uma hora cada, a série logo de cara mostra a que veio com uma produção de primeira e cenários de tirar o fôlego, tanto a reprodução dos navios quanto dos ambientes gélidos e estéreis da região do ártico. Isso certamente se deve a nomes de peso na produção como por exemplo Ridley Scott. Além disso, o elenco com alguns rostos conhecidos demonstra talento de sobra, com destaque para os capitães dos navios e também para o médico GoodSir.

Em relação à criatura que a tripulação precisa enfrentar, os resultados são mistos. Como já era de se esperar, o seriado dependeu de efeitos digitais e, infelizmente, eles não foram feitos com muita qualidade e a criatura quase sempre precisa aparecer com pouca iluminação ou ser disfarçada com outros truques como neblina e fumaça. Provavelmente os criadores perceberam isso e, acertadamente, demoraram bastante para revelar completamente a criatura e usaram de outros artifícios para elevar o suspense. Em vários momentos me lembrei do clássico de Spielberg, 'Tubarão', onde ele também sofreu com os problemas da criatura e precisou caprichar em outros elementos para criar o terror desejado.

De qualquer forma, isso não subtrai o mérito do seriado e existirão muitos momentos de suspense e terror genuínos e eficazes. Inclusive, a maioria deles nem será causado pela criatura, mas sim pelos homens desesperados e em condições físicas e emocionais precárias. Neste sentido, vale à pena o aviso de que não faltam cenas fortes com sangue e corpos mutilados, o que tornam este seriado uma opção apenas para adultos.

Este foi um dos seriados recentes em que senti a maior "necessidade" em terminar logo e isso é a prova do bom trabalho dos seus criadores em entregar uma história interessante e com produção digna de filmes de hollywood. Dificilmente teremos outra temporada considerando o arco fechado da história que se enquadra bem no formato de mini-série, o que torna esta primeira temporada ainda mais obrigatória para os fãs de histórias de exploração e que estão dispostas a aceitar umas boas pitadas de ficção e terror.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário