Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix:A Batalha de Chosin(2016)

Por que conhecer esse episódio que foi uma das batalhas mais violentas e sangrentas para os americanos, importante para entender a busca pela paz entre as duas Coreias e por que foi um momento chave na Guerra Fria? Essa e outras perguntas no review abaixo

Uma ferida a muito esquecida na história militar americana

Ok, confesso que não era o que eu tinha em mente quando decidi ver algo leve no sábado a noite. Mas era um documentário que vivia me atiçando a curiosidade desde a sua disponibilidade no NetFlix. E curiosamente, ainda que seja um documentário com viés americano, tem seu próprio mérito e explica a origem de uma série de simbologias entre as duas Coreias nas negociações, assim como as duas forças motrizes de vários eventos, EUA e China.

O documentário começa com a rápida sucessão de eventos que culminaram no rápido avanço das tropas norte-coreanas e a quase absoluta conquista até a intervenção americana sob a bandeira da ONU comandadas pelo audaz General Douglas MacArthur. Tudo isso no ano de 1950. Porém a coisa era bem mais complicada.

E para entender o que ocorreu, temos que voltar um pouco no tempo. Desde de 1910 a Coreia era governada pelo Japão até 1945, onde com apoio russo houve uma divisão entre comunistas ao norte e capitalistas ao sul do chamado Paralelo 38. Em 1948 a cidade de Seul iria trocar de mãos várias vezes e o medo do General MacArthur era que essa situação se arrastasse por muito mais tempo depois de um sangrento conflito como foi a Segunda Guerra, e decidiu avançar, ao contrário do que recomendava vários consultores, inclusive da própria ONU, os quais pediam para respeitar a fronteira definida pelo Paralelo 38. Mesmo assim, apostando todas as suas fichas, decidiu ir muito além dessa, em uma incursão até a fronteira chinesa, querendo eliminar o grosso da oposição inimiga até o inverno.

Tudo ia muito bem até que, perto realmente já da fronteira chinesa, na região onde havia o reservatório de água de Chosin, já no inicio de dezembro de 1950,  12 mil tropas americanas iriam conhecer uma forte resistência de um novo personagem: o exército chinês que mal equipado, mas contando com mais de 120 mil soldados, iria jogar com um movimento de isolamento dessa força americana e também com a chegada do inverno.

O documentário é extremamente rico em fotos e vídeos da época, inclusive com o depoimento de vários sobreviventes desse conflito. Esse que foi marcado como um fracasso por erro de cálculo ou falta de humildade de MacArthur, que jogou em cogitação até uso das recentes armas nucleares, também foi palco de um dos curiosos episódios do conflito com o chamado "Milagre de Natal" onde o comandante do navio SS Meredith Victory decidiu abandonar todo o arsenal para resgatar 14 mil dos 96 mil refugiados que tentavam escapar do bombardeio do exército chinês que se aproximava(inclusive foi o maior resgate humanitário em um único navio). E entre eles estavam os pais do atual presidente da Coreia do Sul que busca quem sabe o começo da integração das duas Coreias. Só o tempo dirá se ele será de fato bem sucedido.

PS: Ainda faz falta um bom documentário da evolução desse conflito no campo aéreo com a participação de vários países por parte de ambos os blocos. Vamos aguardar algo nesse sentido


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário