Anúncio 1

Últimos Posts

Lista da vez: 5 destaques da E3 2018

Alguns dos destaques da maior feira de games do ano
                                                                                      
A E3 é a conferência mais importante para o mundo dos games e a de 2018 ainda está acontecendo, mas agora que todas as grandes apresentações já foram feitas é possível escolher alguns dos destaques de tudo o que foi mostrado. Em um ano onde não houve nenhum anúncio de novo hardware, como já era esperado, todo o foco ficou voltado para os jogos, tanto de franquias novas quanto de continuações e "remakes" aguardados. As gigantes Sony, Microsoft e Nintendo não decepcionaram em termos de novidades, ainda que em alguns casos tenham mostrado muito pouco. As desenvolvedoras independentes também vieram recheadas de atrações e existe pelo menos uma grande opção de jogo para cada gosto.

Sem mais delongas, vou listar aqui cinco destaques, sejam negativos ou positivos, a partir de tudo o que vi nesta E3 de 2018:

1) O futuro é promissor para quem gosta do Japão medieval

A cultura japonesa me fascina, principalmente o que é relacionado aos Samurais. Sendo assim, claro que jogos e filmes que exploram este assunto irão me chamar a atenção. A E3 deste ano encheu meus olhos com nada menos que três grandes anúncios neste tema e, para melhorar, todos parecem ser de RPGs de ação medieval, meu estilo preferido de jogo. O primeiro e talvez já esperado anúncio foi da continuação de um dos melhores jogos do gênero na história recente, Nioh. Ainda que o trailer seja apenas um teaser, baseado em tudo que foi visto no primeiro jogo a expectativa é a melhor possível:


O segundo anúncio não foi uma novidade e sim uma amostra real. Ghost of Tsushima foi anunciado na E3 do ano passado, mas pouco se sabia desse misterioso jogo ambientado no Japão feudal. O exclusivo da Sony foi mostrado em um trailer glorioso que mostra gráficos dignos de próxima geração e parecem até bom demais para ser verdade. Além disso, sem nenhum HUD, fica difícil saber também até que ponto o combate mostrado corresponde à real interação do jogador. A diferença aqui é que, pelo visto, o elemento de fantasia estará fora da equação, o que é algo interessante para os mais puristas. De qualquer forma, vale o destaque:


Por último, talvez a grande surpresa para mim, o anúncio do novo jogo dos mesmos criadores da série Souls, a produtora From Software. Como fã incondicional do trabalho deles, já estava até me contentando em sofrer com o fim da série Souls e a esperar pela continuação de Bloodborne, mas fui surpreendido com um novo jogo, Sekiro: Shadows Die Twice, que parece ser um RPG de ação com elementos furtivos (lembra de Tenchu?):

Pelo visto, vou precisar me isolar em uma caverna para ter tempo de dar asas a todas essas fantasias de samurai.

2) The Last of Us Part II

Apesar de já esperado, muita polêmica anda cercando este jogo que é um dos grandes lançamentos futuros para o PS4. O motivo é a violência excessiva mostrada no primeiro trailer. Se todo mundo estava esperando por uma demonstração menos polêmica nesta E3, é melhor tirar o cavalinho da chuva. A produtora do "cachorro sapeca" continua com sua campanha de um jogo adulto e choca novamente com um trailer recheado de violência e com grandes pitadas de homosexualismo. Resta saber até que ponto tudo isso será justificado de forma plausível no contexto da história. Polêmicas à parte, o trailer é impressionante em termos gráficos e fiquei bastante curioso para saber como as interações do jogador irão gerar em tempo real eventos que parecem ser pré-definidos:


3) Cyberpunk 2077

Este misterioso jogo da produtora da série Witcher finalmente foi mostrado em maiores detalhes e apresenta um universo futurista de dar inveja a Blade Runner e recheado de figuras interessantes. Quem esperava um Witcher futurista deve se decepcionar, pois apesar de não mostrar no trailer, uma apresentação de portas fechadas revelou que o jogo é um FPS RPG do estilo Borderlands com grande customização de personagem e com mundo aberto. Se estes elementos forem empregados pelo pessoal da CD Project Red com o talento usual, podemos estar diante de algo realmente único e revolucionário:



4) Pequenos grandes anúncios

Claro que não seria a E3 se não tivéssemos alguns teasers de tirar o fôlego e que nos deixam sedentos por mais. Os fãs de Halo ficaram coçando a cabeça com um trailer bastante enigmático:


Eu quase tive um infarte ao saber que uma das minhas franquias favoritas, Elder Scrolls irá retornar em breve, principalmente porque não aguento mais ver o Skyrim ser relançado em infinitas variedades:

E a Sony mostrou um pouco mais do misterioso Death Stranding, novo jogo do mestre Hideo Kojima estrelado por Norman Reedus. Mesmo sendo um video longo que mostra vários elementos de jogabilidade, confesso que ainda não entendi como o jogo funciona e por isso considero ele ainda mais como um teaser:


5) Remakes que aparecem ou não 

Vários fãs ficaram decepcionados com ausências marcantes nesta E3, como por exemplo a falta de qualquer novidade sobre Shenmue 3. Porém, sem dúvidas, a maior ausência foi mesmo a do remake de Final Fantasy VII que nem sequer foi mencionado, tanto na conferência da Square Enix quanto da Sony (onde foi revelado pela primeira vez em 2015). Se a demora de Kingdom Hearts 3 é uma amostra, resta aos fãs ter paciência por novidades.

Por falar em remakes e para fechar, finalmente tivemos uma boa demonstração do que esperar de um dos remakes mais aguardados da atualidade, Resident Evil 2, o meu jogo favorito da série que irá retornar com uma jogabilidade mais próxima das iterações atuais:





Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário