Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez:The China Hustle-2017

Em tempos de Guerras Comerciais, qual era o grande problema que também fez não só o PIB chinês cair, como principalmente a confiança internacional em suas empresas despencar? E o que isso pode ensinar ao investidor brasileiro? Confira nesse curioso documentário abaixo


Possíveis consequências? Sem dúvida...



Nota IMDb: 7,0 (até o dia da postagem) (IMDb)
Ano de Lançamento: 2017
Diretor: Jed Rothstein(famoso por Killing in the Name(2010) e Before the Spring(2013))
Estrelas:   Myrtle Cagle, Jerrie Cobb, Wally Funk e entre outras estrelas.
Sinopse: Claramente pegando carona no premiado A Grande Aposta(de 2015), esse documentário tenta esclarecer a corrida por lucros fáceis de ações de empresas chinesas nos EUA e o esquema de fraudes que muitas formaram e suas possíveis consequências que ainda estão por vir

Eu sei, eu sei... Por que ver um documentário provavelmente alarmista em um cenário tão desalentador como a economia brasileira? E o que aprendo com isso? Bom, com o enfraquecimento de verdades até então sólidas como a certeza de uma aposentadoria, naturalmente a classe média vai tentar formar uma cultura de investimentos, daí a necessidade de prestar atenção em uma situação da história recente econômica mundial e que ainda está se desenrolando em suas consequências.

Nesse documentário, que tem lá suas virtudes, vemos como a procura de lucros altos e fáceis podem levar a um esquema financeiro de autoridades de ambos países(sim, tanto no EUA como China há corrupção, fraudes financeiras e impunidade. É só saber quais são as escalas e o nível transparência). E usando um pouco de spoiler para enfatizar a lição mais importante: o selo de uma auditoria de uma grande empresa não significa que de fato foi feito um trabalho independente ou até que algo foi verificado.

O filme peca em certo ponto por generalizações e poderia focar no antes e depois da chamada crise chinesa que levantou dúvidas sobre dados estatais econômicos assim como principalmente privados. De parcas e experimentais participações na bolsa americana de empresas chinesas para uma posição de 1,1 trilhão de dólares devem sim ter originado grandes mudanças nos dois países. E ainda mais curiosos desdobramentos agora que há um clima de Guerra Comercial entre os dois países, mas com uma forte interdependência em tantas áreas. Não é difícil imaginar por exemplo o que leva a participação pesada chinesa recente em companhias de entretenimento e petróleo/energia, por exemplo, ao longo do planeta e especialmente no EUA.

Vale para conhecer uma possível explicação para o freio do PIB chinês e a escolha por ênfase no mercado interno, assim como imaginar as consequências práticas do combate a corrupção por Pequim. Tem muita mais coisa a ser coberta e isso pode ser um bom aperitivo. Disponível também no NetFlix.



Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário