Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da Vez:Take your Pills(2018)

Em um polêmico e muito comentado documentário, estaria havendo de fato um consumo generalizado de estimulantes buscando a droga da inteligência? Confirma no review abaixo


"Não consuma sem consultar um médico e antes de ler ou ver algo mais consistente do que esse documentário"



Nota IMDb: 6,4 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Take your Pills
Ano de Lançamento: 2018
Diretor: Alison Klayman(a mesma diretora que ficou famosa produzindo o The Colbert Report na Comedy Central(2011)), o documentário sobre o polêmico artista Ai Weimei:Never Sorry(2012), e de uma das artistas por mais tempo ativas Carmen Herrera em The 100 Years Show(2015)
Sinopse: Considerada uma epidemia, o diagnóstico de deficit de atenção levantou também a complexa questão do abuso de estimulantes por gente que não precisaria. E as consequências do seu uso e o choque cultural do mesmo.

Já há algum tempo há uma justa polêmica sobre o problema de diagnóstico do chamado Deficit de Atenção o qual rendeu generosos lucros à industria farmacêutica e a impressão de na verdade é um problema mais complexo do que inicialmente se imaginou e erroneamente se tratou.

Contudo, com o tempo, foi ficando maior a fama de que certos estimulantes como Adderall e Ritalina pudessem aumentar a inteligência e a capacidade de concentração, ou seja, uma versão comercial da droga do romantizado Sem Limites que depois do filme tentou e fracassou como série na TV. Afinal de contas, quem não queria ser mais inteligente e fazer muito mais no seu dia a dia graças a uma "suplementação"?

Voltando ao documentário, muito bem ilustrado e animado, essa problemática infelizmente não consegue a contento ser bem desenvolvida aqui. Na verdade, além da repetição desnecessária de que o consumo no mundo acadêmico americano(e provavelmente mundial) é o lugar comum, de uma forma quase histérica, se o documentário tinha o papel de alertar quanto ao uso desnecessário dessas drogas, acaba por fazer uma propaganda e um efeito contrário ao suposto do argumento inicial.

Ironicamente, depois de infelizmente misturar e contribuir para com um  preconceito com as pessoas que , na falta de uma melhor e estabelecida "classificação"(:() de deficit de atenção, por causa da repetição, acaba afastando-se do alerta baseado em dados científicos sobre os efeitos colaterais, assim como a até não tão desconhecida comparação com os simples e comuns copos de café. Inclusive o filme também peca em destacar alternativas mais saudáveis de organização e melhoria de desempenho nos estudos e no trabalho.

Resumindo, vale como primeira referência para esse polêmico tema que vem jogando o problema de indivíduos que devem render muito mais do que seria esperado a eles com a ajuda de drogas, porém infelizmente fracassa em fazer, nem que seja como primeiro volume, de uma análise mais clara dessa situação. Vale com ressalvas assistir. O mesmo se encontra atualmente no NetFlix.


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)



Nenhum comentário