Anúncio 1

Últimos Posts

Jogo da vez: Dark Souls III - The Ringed City (PC)

Um DLC com cenários de cair o queixo e inimigos de arrancar os cabelos para um desfecho digno da série Souls
                                                                 
- Plataforma: PC
Metascore: 8.2 (User Score: 8.2) - Até o dia da postagem


E o dia que todos os fãs da série Souls temiam finalmente chegou: o fim. Este último DLC para Dark Souls é, a princípio, o desfecho dessa franquia que revolucionou o gênero de RPG de ação e arrebatou uma verdadeira legião de seguidores. Como disse na minha análise do DLC anterior, "Ashes of Ariandel", estava torcendo para que este final fosse digno de todo o legado da série. Depois de terminá-lo, posso finalmente dizer que ele é não só esse desfecho esperado como também uma verdadeira coletânea de tudo o que fez com que a franquia Souls se transformasse no ponto de referência atual para design, jogabilidade e desafio do gênero.

Em termos de história, depois do ciclo constante de precisar reacender a chama original para evitar o fim do mundo, o jogador deve chegar até o centro do universo, a Cidade Anelada, para finalmente confrontar o mal que persegue os homens desde que eles derrotaram os dragões. O cenário é uma mistura de cinzas e ruínas e o jogador vai "caindo" inúmeras vezes até chegar à cidade que dá o nome ao DLC. Durante esse trajeto, você irá reencontrar figuras importantes de toda a saga espalhados em níveis belíssimos com design bastante variado, dentre os melhores da série. O desfecho final provê não só um fechamento para a jornada mas também uma sensação de missão cumprida.

Os belíssimos cenários irão demandar momentos melancólicos de contemplação
Além disso, o design de inimigos é extremamente variado e irá exigir novas técnicas de aproximação e confronto, como anjos que ficarão de "snipers" inatingíveis em um level até que você consiga matar o ser que os controla. Outro ponto forte são os chefes deste DLC e batalhas épicas aguardam aqueles dispostos a encarar o desafio. Para mim, o grande destaque é a batalha, totalmente opcional, contra o dragão "Darkeater Midir" que irá te atacar durante uma certa parte do DLC e, depois de "derrotado", irá cair num abismo e aguardar os mais corajosos  para o confronto final. Mesmo recorrendo à ajuda dos universitários (jogadores convidados para te ajudar), foi uma das lutas mais intensas e visualmente interessantes que tive na série, tanto que este dragão agora ocupa o topo da minha lista em termos de inimigos dracônicos em jogos.

Uma batalha épica e visualmente impressionante contra o melhor dragão digital que enfrentei

A jogabilidade continua impecável e parece ter atingido seu ápice junto ao desfecho da franquia. Serão exigidos não só inteligência e persistência, mas também astúcia para saber quando recuar e quando partir para o ataque. Nestes momentos é que fica claro para mim o fato de que muitas pessoas rotulam de forma errada estes jogos como injustamente difíceis. Na verdade, estes jogos não irão te exigir nenhuma habilidade sobre-humana de apertar botões em uma ordem ou velocidade como alguns pensam e nem possuem um desafio desbalanceado ao ponto de te irritar. O que estes jogos demandam é paciência e perseverança para que o jogador aprenda o estilo dos inimigos e as armadilhas dos cenários para que, no próximo confronto, saiba como reagir para se livrar do perigo. E não há nada que se compare à satisfação de conseguir matar aquele inimigo difícil depois de entender seu comportamento e usar uma estratégia eficiente para anulá-lo.

Para mim e para todos os fãs de RPGs de ação medieval, não há como deixar de sentir um aperto no coração por saber que este é o fim, pelo menos por um bom tempo, dessa série que nos últimos anos tem nos transportado para um mundo desafiador e digno de ter cada canto explorado e conquistado. Restar torcer para um retorno futuro, desde que seja com qualidade e para continuar nos motivando a aceitar o desafio. Enquanto isso, vou pendurar minha espada e escudo na parede e lembrar com carinho das incontáveis aventuras épicas que vivi desde o já longínquo ano de 2009. Para ajudar nesse "flashback", deixo a dica da nova série "The Souls Retrospective" do canal Easy Allies formado pela galera do antigo site 'Gametrailers":




Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário