Anúncio 1

Últimos Posts

No Netflix:Gagarin - O primeiro no espaço(2013)

Um diferente ponto de vista de um evento que realmente marcou a corrida espacial. Confira abaixo o que achamos do filme

O final é um bônus de como os russos trazem uma pessoa do espaço


Nota IMDb: 6,6 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Gagarin. Pervyy v kosmose
Ano de Lançamento: 2013
Diretor: Pavel Parkhomenko
Estrelas:  Yaroslav Zhalnin, Olga Ivanova e Evgeniy Tkachuk
Sinopse: Não muito depois da Sputnik e da cadela Laika, os soviéticos surpreendem o mundo colocando um ser humano em órbita e o retornando em segurança para a Terra. Nesse filme biográfico, temos a visão russa desses eventos.

Acredito que uma das coisas mais impressionantes já feita pelo homem são justamente as audazes tentativas de ir mais além no espaço. Sim, os foguetes usados são descendentes diretos de misseis intercontinentais que são o objeto de desejo de algum ditador da Ásia(e outros países também). Mas o feito em si é algo tão impressionante que dá uma esperança a mais no ser humano em fazer algo maior com seu destino.

E um rapaz do interior da Rússia, que teve que conviver com a ocupação nazista na sua infância, superar uma série de dificuldades para enfim ter a chance de ser um dos primeiros a ir ao espaço tem um quê de notável. E claro, naquele tempo muitas eram as dúvidas e poucas as respostas. E daí vem o mérito desse documentário em tentar explicar como era o programa espacial soviético, jogando uma pressão enorme nos candidatos, com testes que literalmente os deixavam inválidos para qualquer tipo de vôos.

Como é um filme de lá, infelizmente não vi uma sinceridade quanto ao misterioso fim da vida Yuri Gagarin(ele morreu em um vôo de um caça experimental, o que é meio estranho já que era um herói nacional e não deveria ser exposto mais a essas atividades de risco), mas dá de entender que ainda que a era de Stalin já tinha passado, porém consequências, neuroses e carreiras em desgraça aconteciam frequentemente. Ainda mais em um ramo tão perigoso como vôos espaciais.

Há alguns filmes que devem fazer uma biografia mais completa, mas não deixa de ser um interessante contra ponto aos vários filmes que vemos da Nasa, contando com efeitos especiais interessantes(a pesa e boa condução da história. Vale conferir sem dúvida.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário