Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez:Houston, estamos com um problema(2016)

O que é mentira? O que é verdade? O que é fruto de teorias de conspiração e o que é um divertido exercício de manipulação de fatos? Confira o que achamos do "documentário" sobre a polemica participação da ex-República socialista.



O jogo de 7 e mais erros nesse "documentário"...



Nota IMDb: 8,0 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Houston, We Have a Problem
Ano de Lançamento: 2016
Diretor:  Ziga Virc(o curta A new Home e esse)
Estrelas:  Slavoj Zizek(como ele mesmo) e o resto não foi creditado(pois é...Primeira vez que vi isso em um filme aqui...:)) 
Sinopse: E se o programa espacial americano teve uma ajudinha da antiga Iugoslávia? E se essa ajudinha foi bem maior do que todo mundo sabe? E se tudo isso foi também bem secreta que só agora a verdade foi aparecendo? Descubra porque esse filme ganhou destaque como melhor filme estrangeiro em 2017.

Ser vizinho de uma superpotência deixa a situação de qualquer país bem mais complicada. Imagina estar na divisão do mundo entre duas? Era essa situação da Iugoslávia que era socialista, porém decidiu tomar um caminho um pouco mais livre do que as outras graças a esperteza de Tito, o governante/ditador que deu as cartas por lá durante um bom tempo. É um dos pontos de partida desse curioso "documentário" que apareceu lá no NetFlix...

E claro que dentro da agenda de independência de um país sério, havia a necessidade de acesso ao espaço. Por isso vários países investiram muito dinheiro, sendo que alguns conseguiram bons resultados, já outros ficaram no meio do caminho. E nem estamos falando do Brasil. Com modesto sucesso, esteve longe de conseguir chegar perto da complicada expansão espacial que a união de repúblicas queria. Mas daí vem a virtude do filme em questão em mesclar o que de fato ocorreu com uma divertida ficção. E se os americanos precisaram da ajuda deles? Ou melhor, e se o programa espacial deles foi vendido aos americanos?

A premissa ganhou destaque na impressa internacional e um bom destaque na classificação de filmes estrangeiros desse ano, com uma interessante reflexão no final do mesmo. Mas sempre vale a pena ver qual  é a História oficial com algum documentário, como o excelente e já comentado aqui no blog The Last Man in the Moon. Só não deixar de ver os dois documentários e divirta-se! Ah, e só uma curiosidade: uma nação que de fato ajudou muito, mas muito mesmo, e tão pouco creditada foi justamente o Canadá... E pior que é verdade! 


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário