Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da Vez:The Last Man on the Moon(2014)

(Re)veja nesse documentário a emocionante trajetória daquele que virou o último homem a pisar na Lua



Nota imdb: 7,6 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: The Last Man on the Moon
Ano de Lançamento: 2014
Duração: 1h e 35 minutos
Diretor: Mark Craig
Sinopse: Nesse interessante documentário iremos ver toda a trajetória de um filho de agricultor até a impressionante realização de chegar a Lua. No trajeto iremos constatar as dificuldades, limitações, superação, perdas e vitórias dessa fascinante aventura espacial


Como os leitores do blog já perceberam, adoro filmes relacionados ao Espaço. E também sou fascinado quanto aos que atendem a esse sentimento exploratório tão fundamental da nossa espécie. Nesse documentário disponível no NetFlix, com legendas em português, é uma tocante homenagem não só a Eugene Cernan, aquele que por acidente acabou sendo o último homem a pisar na Lua, mas a todos aqueles que tornaram uma tão épica viagem que só agora vamos tentando superar em grandiosidade.

Durante o filme vamos ver que hoje um simples velhinho que gosta de uma vida simples, tais como seus pais e antepassados, foi um audacioso piloto, que de um dia para outro foi convidado para ser um dos poucos homens a ir para o Espaço e posteriormente para a Lua. Eugene iria ao espaço três vezes, uma no projeto Gemini 9, outra na importante missão Apollo 10 que iria fazer o sobrevoo para aquela que finalmente posou, a Apollo 11, e por fim a Apollo 17 que marcaria o fim dessa primeira fase da exploração com pessoas na Lua.

O filme tem o mérito de além de apresentar lindas imagens e filmagens, destaca as dificuldades, o pioneirismo e o amadorismo em um momento de tantas dúvidas e poucas respostas(como podemos ver na missão Gemmini 9), a corrida contra os russos, as perdas (emocionais e humanas), os triunfos e um saldo de esperança e desafio para o futuro.




Que de fato é justo e natural que muitos se perguntem do porquê gastar muito dinheiro em um projeto como esse. Mas hoje muitos veem na expansão espacial até uma saída para a limitação sistêmica do capitalismo. Porém, sendo muito mais pragmático, há um interesse econômico de algumas empresas nessa nova fase da exploração espacial humana. Contudo, está lá também uma boa inspiração dessa fase de tantas superações que esse filme faz jus. Vale conferir.

E claro, não podemos deixar em brancas nuvens o teste da Blue Origin, empresa do senhor Besos, dono da Amazon. Até breve!


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)


Nenhum comentário