Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix:O Experiemento de Milgram(2015)

"Só estou fazendo meu trabalho"...Hummmm...Por que isso cola? Descubra nesse curioso filme com humor negro que não deixa de ser uma expositiva aula

Pior é que eu não sei o que ia acontecer se no outro lado estivesse o Luciano Hulk...:)



Nota IMDb: 6,6 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Experimenter
Ano de Lançamento: 2015
Diretor: Michael Almereyda(Hamlet(2000) e Nadja(1994))
Estrelas: John Palladino(como John Williams), Anthony Edwards(como o colaborador Miller), Jim Gaffigan(como o maroto James McDonough), Winona Ryder(como Alexandra 'Sasha' Milgram) e o protagonista Peter Sargaard(como o polêmico Stanley Milgram), entre outras estrelas
Sinopse: Tido como um dos mais pessimistas experimentos da chamada ciência das relações sociais, em uma espécie de filme/documentário expositivo, vemos toda a construção, avaliação, consequências e reflexões desse famoso teste que continua sendo extremamente atual.

Stanley Milgram sempre foi fascinado pelas circunstâncias que salvaram sua família judia das consequências do genocídio na Europa, o que também instigou ele em tentar entender como tantas pessoas concordaram em participar de tamanha carnificina. E pior, por que de tempos em tempos fenômenos parecidos ocorrem com tantas características semelhantes. Por que permitimos o sofrimento do nosso semelhante?

Em uma espécie de filme expositivo, o personagem de Milgram percorre as limitações das teorias da sua proposição(1961), a instigante analise e hipótese do que explicaria, depois de literalmente centenas de entrevistas, com diferentes variações, sobre o conceito de autoridade, abuso e compaixão/empatia ao próximo, no que culminou no livro "Obediência à Autoridade". Autor da teoria dos 6 graus de distância entre qualquer pessoa do planeta, teve lucros, porém, e também problemas mais pelo seu experimento mais famoso sobre a autoridade.

É um filme além de interessante, revelador socialmente e essencial para o educador(seja ele professor ou simplesmente pai), libertando o espectador para a reflexão de até que ponto podemos, por uma série de motivos, estar reproduzindo uma cadeia de comando que limita a nossa noção de justiça. Fica o dever de casa de refletir até que ponto a gente confiaria em um robô com inteligência artificial especialista em resolução de problemas? Ou em um médico? Fica a reflexão no final do filme. É uma pequena pérola agora disponível no NetFlix. Vale sem dúvida!

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário