Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix:Geração Marte(2017)

Segure a "invejinha branca" e veja todo o contexto dessa curiosa colônia de férias espacial.

E o impressionante é que eles brigavam por uma laranja. Nem era um muffin ou um donut

Imagine a possibilidade de mandar aquele pestinha para uma colônia de férias onde ele pode treinar e aprender as bases do programa espacial americano, inclusive até se especializar em cargos como Engenheiro de Vôo ou até Astronauta. Com participações de famosos como Bill Nyle, o polêmico Michio Kaku e Neil deGrasse Tyson veremos o contexto e importância de uma escola como essa em um momento entre grandes aventuras espaciais.

E sim, a primeira pergunta para um brasileiro médio é o porquê manter uma estrutura com simuladores de aceleração G, capsulas, passeios espaciais(tanto o suspenso por cabos, como na piscina), as aulas sobre foguetes e o fascinante desafio do Ovonauta, entre outras atividades. Por que em vacas bem magras na NASA(inclusive há um comparativo de orçamento no passado e atualmente) isso seria importante? Simples: para manter a recente tradição de busca de um lugar no espaço sideral. E isso também serve de inspiração para nós brasileiros com a carente Agência Espacial Brasileira(AEB).

E todo o idealismo demonstrado pelas crianças que são mostradas no filme tem um eficiente contraste com a realidade que vivemos atualmente no caminho rumo ao Planeta Vermelho. Porque, como devidamente é mostrado no filme, o maior desafio que vivemos hoje em dia é a limitação orçamentária. Há desde do ex-presidente Obama explicando as limitações e orientações para a NASA frente a grave crise que ele assumiu até uma famosa figura pública fazendo graça de que investiria mais em infra-estrutura em vez de persistir na expansão espacial.

O documentário faz um bom papel de mostrar como a NASA teve que se adaptar desde do fim do programa Apolo por um problema simples: a Guerra do Vietnã e a crise global fizeram que o objetivo mudasse do espaço profundo(Lua pra frente) para nos acostumamos à órbita terrestre. E aí o filme peca na minha humilde opinião.

Vamos destacar isso em outro post, mas o programa dos Ônibus Espaciais não foi um fracasso. 123 missões, algumas classificadas como secretas, com 2 acidentes catastróficos(Challenger em Janeiro de 1986, na sua oitava missão e a Columbia em 2003, em uma mal sucedida reentrada na superfície terrestre). Nesse meio tempo além do aprimoramento dos motores e também nas próprias naves, sobrevivência no espaço, o programa que se mostrou mais caro do que o planejado , é verdade, contudo se pagou com tantas atividades e meio de transporte para a construção da estação espacial e de consertos espaciais, como a delicada e complexa operação de "miopia" do Hubble. Não tem sido justa a falta de reconhecimento dos sacrifícios e louros dessa fabulosa experiência. Era o famoso "é o que temos hoje" em exploração espacial. Hoje há a chamada privatização do espaço com empresas como a SpaceX e a Origin. É questão de tempo e adaptação às prioridades correntes e do planejamento futuro.

Resumindo, o documentário tem seus momentos meio reality show, mas vale sem dúvida para acender o sonho de irmos onde ninguém jamais esteve como espécie, mas pode ser útil também ao educador para que instigue uma série de experiências que mudem a reflexão das crianças com a Ciência. Justifica os 6,8 no imdb que ostenta no momento da escrita desse post.



Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário