Anúncio 1

Últimos Posts

Fica a Dica:Tickling Giants(2016)

Um médico cirurgião, a primavera Árabe, ditadores e ...Jon Stewart. E um documentário muito interessante disponível no NetFlix. Confira conosco esse interessante retrato sobre liberdade, humor e coragem.



Uma das coisas curiosas de ter mais do que 35 anos é lembrar do processo de abertura, mesmo sendo criança na época. Como já comentei artigos atrás, minha família, por um processo de herança, acabou comprando uma TV em cores a mais e acabei tendo uma no meu quarto. E posso dizer que vi um dos períodos mais férteis e corajosos da produção televisiva no país. E um curioso período do mundo também. E vivido o período da chamada "década perdida"(o que em retrospecto, é só mais uma nesse país), definitivamente éramos muito bem servidos em comédias.

E para os mais novos, provavelmente eles nunca viram a frustração de ver uma filmagem tosca de um papel oficio na tela informando que um censor proibiu a vinculação de certo programa ou pior, um juiz de não sei onde deu liminar que proibia a TV de passar a atração por alguma acusação como incitar o distúrbio a ordem pública, atentar à Família ou bons costumes e tal... E olha que só queria ver o meu programa de humor...

Nesse curioso documentário que pode ter a tradução de "Cutucando Gigantes", vemos a aventura de Bassem Youssef, um divertido médico cirurgião egípcio que cansado de ver tanta injustiça, começou ajudando os manifestantes que precisavam de atenção médica, só que decidiu dar sua divertida visão sobre a vida no Egito, no que se chamou de parte da "Primavera Árabe". Com clara inspiração no comediante americano Jon Stewart, seu ídolo, viveu a fama(chegou a 40% da população assistindo o programa dele) e o custo da mesma em períodos complicados da região.

Com uma boa reação do público via YouTube, conseguiu um dilema bem curioso: continuar na tranquila e respeitável vida médica ou se aventurar fazendo humor e sátira politica em plena ditadura? Em um processo que definitivamente foi terapêutico e transformador para a sociedade egípcia, seu programa que ganhou fama em outros países árabes não só mostrou o lado grotesco e cômico do terror ditatorial, mas flertou com a possibilidade de uma vida de liberdade e cidadania. Depois da queda de um presidente que tinha curiosos 98% de aprovação em 30 anos, enfrentou os turbulentos anos da Irmandade Islâmica e culminou na ditadura militar do antigo ministro da Defesa Sisi.

Com surpreendentes 100% de recomendação no Rotten Tomatoes por parte da crítica, e excelentes 8,6 no imdb, vale como um ótimo manifesto da importância da liberdade de rir do que se vê e vive no dia a dia, seja política ou não. Vale muito a reflexão final do filme. É um outro lado de um fenômeno que foi visto no documentário que ganhou o Oscar de Melhor Documentário The Square, também disponível no NetFlix. E para os que acham que é uma realidade distante de nossa pátria, vale lembrar que a Anistia Internacional considera o Brasil como um país que não tem liberdade de expressão pela prática de poderosos(políticos ou não) que costumam processar com causas milionárias, forçando o silêncio sobre muitas coisas daqui. Vale a reflexão.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário