Fica a dica:atualize seu cadastro de doador de médula óssea
Confira como é fácil atualizar o seu cadastro e garantir a chance de vida de uma pessoa em uma situação dramática
Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)
Propague essa ideia você também! |
Já há algum tempo atrás conheci um amigo meu(que não consegui falar com ele se ele autorizava citar seu nome) que foi salvo graças à uma doação de médula óssea, uma iniciativa heroica do pessoal do INCA e na época com a execução da operação pelo pessoal do Sarah, que inclusive é onde ele faz uma espécie de "revisão periódica".
Comovido pela história procurei e encontrei instruções para ser um doador cadastrado e é extremamente fácil: com uma amostra de sangue, como as que a gente já está habituado nos exames de rotina como hemograma e outros, você pode permitir o estudo da análise de compatibilidade para alguém que estatisticamente precisa de uma base grande de pessoas. Como somos um povo multiracial, aumenta a necessidade de uma base maior de pessoas, sendo que hoje no Brasil contamos com 4 milhões cadastrados, o que é bem abaixo do ideal. Porém há um outro problema que eu mesmo vivi. Fiz o cadastro em 2006 e queria atualizar alguns dados. Na época não tive uma orientação satisfatória, porém, por sorte, dia 29, o Jornal Nacional mostrou que agora a atualização é fácil por meio do site do REDOME(Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) - redome.inca.gov.br . A reportagem pode ser revista aqui.
É um gesto rápido e de grande importância para o próximo que literalmente faz a diferença entre a vida e a morte. Uma série de perguntas e respostas sobre o transplante de medula podem ser lidas aqui. Por favor participe e compartilhe essa importante informação! Obrigado de coração!
Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)
Opa, muito bom, mexido também é utilidade pública! (h)
ResponderExcluir