Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Fragmentado (2016)

Mais um passo de Shyamalan para recuperar sua reputação e voltar àquilo que sabe fazer melhor
                                                                                                 
Nota IMDb: 7,5 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Split
Ano de Lançamento: 2016
Diretor: M. Night Shyamalan
Estrelas:   James McAvoy, Anya Taylor-Joy, Haley Lu Richardson
Sinopse: Kevin possui 23 personalidades distintas e consegue alterná-las quimicamente em seu organismo apenas com a força do pensamento. Um dia, ele sequestra três adolescentes que encontra em um estacionamento. Vivendo em cativeiro, elas passam a conhecer as diferentes facetas de Kevin e precisam encontrar algum meio de escapar.


Sou um grande fã do diretor M. Night Shyamalan, inclusive de alguns filmes escrachados por muitos como "A Vila" (2004) e "A Dama da Água" (2006). Porém, até eu reconheço que daí em diante sua carreira foi ladeira abaixo com algumas bombas que, independentemente de grandes orçamentos, foram fracassos de crítica e público. Ao meu ver, o problema foi ele ter se afastado daquilo que sabe fazer melhor: terror e suspense sobrenatural com baixo orçamento. No entanto, ele parece ter ouvido a voz da razão e resolveu voltar às origens. Depois do ótimo "A Visita" de 2016 (leia nossa crítica aqui), ele nos surpreendeu positivamente mais uma vez com "Fragmentado", um filme que, além de existir muito bem como obra solo, mostra a intenção do diretor de reviver um grande sucesso de seu passado.

Uma coisa que fica bem clara desde o início é que este filme é bem direto e logo nos primeiros minutos já estamos no meio de uma situação aterrorizante para as jovens protagonistas que são raptadas por um desconhecido. Em seguida elas descobrem que ele sofre de múltipla personalidade (23, para ser mais exato) e que algumas personas descontroladas dele assumiram o comando sobre as demais para preparar a chegada de uma desconhecida e poderosa vigésima-quarta personalidade. Em paralelo, acompanhamos a luta de sua terapeuta para provar que esses pacientes, todos vítimas de algum trauma, tiveram na verdade um potencial de seu cérebro liberado e conseguem adaptar seu corpo de maneira diferente para cada personalidade. Do meio para o fim, fica evidente um tom sobrenatural, mas tudo feito de uma forma realista e que não corrompe a mitologia criada pela trama. O ritmo do filme é excelente e prende o espectador do início ao fim com momentos de grande tensão, ainda que não possua muitos sustos de farão você pular da cadeira.

Claro que as adolescentes possuem um papel relevante na trama e conseguem se sair muito bem, mas quem brilha mesmo o rouba todas as cenas é James McAvoy no papel do protagonista multifacetado. Ainda que ele não interprete todas as 23 personalidades, as que aparecem diante da câmera são fascinantes e suficientemente diferentes para que você perceba quando ele muda de uma para outra. Sem dúvidas é mais uma prova de seu imenso talento e ele mostra que foi a escolha perfeita para o papel.

O fato é que recomendo este filme não só para os fãs do diretor, mas também para todos os apreciadores de um bom suspense. Claro que somente os fãs serão presenteados na última cena com um excelente gancho para a continuação de um de seus filmes mais reverenciados através da conexão das duas histórias. Porém, para mim, a melhor sensação que tive ao sair do cinema foi a felicidade de saber que o bom e velho Shyamalan está de volta e por mais uma vez estar ansioso para descobrir o que ele irá aprontar em seu próximo filme.


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário