Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Pegando Fogo (2015)

Não se engane pelo título, este é um filme de redenção e não uma comédia romântica na cozinha!

Nota imdb: 6,6 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Burnt
Ano de Lançamento: 2015
Diretor: John Wells
Estrelas:  Bradley Cooper, Sienna Miller, Daniel Brühl
Sinopse: O chefe de cozinha Adam Jones (Bradley Cooper) já foi um dos mais respeitados em Paris, mas o envolvimento com álcool e drogas fez com que sua carreira fosse ladeira abaixo. Após um período de isolamento em Nova Orleans, ele parte para Londres disposto a recomeçar a carreira e conquistar a sonhada terceira estrela no badalado guia Michelin de restaurantes. Para tanto ele conta com a ajuda de Tony (Daniel Brühl), que gerencia um restaurante na capital britânica, e recruta uma equipe de velhos conhecidos.

Eu não sou uma pessoa com gostos culinários muito apurados. Aquela comidinha básica do dia a dia é suficiente para me agradar e lá em casa, blog à parte, sou conhecido como "o cara do mexido". Sendo assim, um filme sobre culinária refinada com chefs e aqueles pratos que tem mais conteúdo visual do que calórico aparentemente não me agradaria. Felizmente, este filme usa isso apenas como pano de fundo para uma história maior.

O roteiro mostra um chef que atingiu o ápice muito cedo e caiu igualmente rápido devido às bebidas e às drogas. Depois de ficar alguns anos afastado de tudo, ele resolve voltar para a ativa e reunir seus antigos conhecidos para conseguir o que parece ser considerado a honraria máxima para os chefs: três estrelas no guia de restaurantes da Michelin. Apesar de ser uma ideia já explorada várias vezes, a ambientação no mundo da cozinha de alto padrão traz um ar diferenciado, principalmente a retratar a pressão associada à busca da perfeição culinária. Ainda assim, faltou um pouco de "sustância" para aprofundar um pouco mais as motivações dos protagonistas e seus conflitos. O destaque negativo vai para a tradução do título original do filme que deveria ser algo mais literal para o lado do "Queimado" no sentido figurado do que para esse "Pegando Fogo" que destoa com o tom de redenção do filme.

O elenco é excelente e Bradley Cooper veste o avental com maestria e apresenta uma habilidade surpreendente na cozinha, convencendo muito bem no papel do chef protagonista também nas cenas mais dramáticas. Temos outros atores de peso como Sienna Miller no papel de interesse romântico e Daniel Brühl em um papel mais apagado mas ainda assim executado com competência.

Esta é uma boa oportunidade para você conhecer um pouco mais do mundo sofisticado da cozinha refinada que trata nosso alimento como uma arte. E mesmo que você seja, como eu, um apreciador do básico feijão com arroz, terá outros motivos para se interessar na trama de redenção do chef prodígio. Sem dúvidas é um ótimo passa-tempo mas vai um aviso: deixe um "tira-gosto" ao alcance para o caso de sentir fome ao ver tanta comida bonita.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário