Anúncio 1

Últimos Posts

Fica a Dica:A Grande Aposta(2015)

"A verdade é como poesia...
E a maioria das pessoas odeia poesia"  Confira no review abaixo essa aula de economia aplicada!



Você vai olhar com outros olhos as propagandas de bancos daqui pra frente...

Nota imdb: 8,0 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: The Big Short
Ano de Lançamento: 2015
Diretor: Adam McKay
Estrelas:  Ryan Gosling(como o orgulhoso Jared Vennett), Christian Bale(como o exótico Michael Burry), Steve Carell(como o indignado Mark Baum) , Marisa Tomei(como a esposa de Carell) , Hunter Burke(como um dos analistas de Carell),  Brad Pitt(como o enojado Ben Rickert)
Sinopse: Reconhecida como uma das mais graves crises do capitalismo, a crise de 2007/2008 devastou a economia americana e também teve consequências globais. Esse filme é justamente sobre a quão criminosa e estupida foi a mesma.


Considerada em gravidade comparável à apenas com a crise de 29, a crise do mercado imobiliário americano fez com que milhões de americanos perdessem suas economias, seus empregos e suas casas. No nosso ano corrente é consenso que os Bancos Centrais não têm condições de arcar com o resgate de um problema fracamente parecido como o que ocorreu há poucos anos atrás. E curiosamente houve uma crise com curiosos pontos em comum em 2004 que teve o curioso retrato em "As Loucuras de Dick & Jane" com Jim Carrey e a linda Téa Leoni. Mas o que esse filme acrescenta ao registro desse evento tão grave?

Quem está distante da gravidade desse evento pensa que Hollywood gosta de registrar esse evento como uma conspiração ou um evento passado. Porém, dados recentes comprovam que pela primeira vez nos últimos 75 anos a classe média americana não é mais maioria da população. Suicídios e fragmentação de famílias foram causados por eventos como esses. Por isso tantos filmes foram feitos para explicar como o americano médio foi afetado por uma maracutaia de pessoas que ficaram ainda mais ricas.

Mas voltando ao filme, ele pode incomodar em alguns detalhes: o primeiro é a edição do mesmo que às vezes lembra realmente algum clipe do YouTube. O segundo detalhe é que ele não tem medo de ir nos detalhes técnicos de como tudo começou e até que ponto chegou. O terceiro detalhe é a conclusão um pouco perturbadora do filme. Contudo, se você prestar atenção e estiver disposto a aprender ou simplificar os conceitos apresentados, vai se impressionar na loucura do que houve recentemente.

O plot basicamente é a descoberta de Michael Burry(interpretado por um Christian Bale tão focado em interpretar essa polêmica figura que o mesmo ficou até com medo. Bale fez questão de entrevista-lo por 8 horas seguidas e o resultado foi assustador para Michael e seus colegas. Bem Bale mesmo...:)) de que havia uma bomba nuclear a ser detonada no sistema financeiro. E que havia uma forma de ganhar dinheiro com isso. De sua decisão uma série de pessoas vão descobrindo que de fato isso, que desafiava o senso comum, estava realmente acontecendo. Curiosa também é como um mordido corretor que é o papel de Ryan Gosling acaba se encontrando com um indignado gestor de fundos interpretado por Steve Carell(que teve bastante de Michael Scott(do The Office) no início do papel e depois consegue ter uma muito boa atuação) até atingir um enojado peixe grande(Brad Pitt que fica na dúvida se curtiu ou não fazer o filme).

Com uma excelente trilha sonora(que conta o crescente de loucura(observem a quantidade de "crazy" nas músicas escolhidas de fundo), interessantes comparações(o filme realmente se esforça em te explicar os conceitos. Aliás ele deixa claro desde do começo que não entender o que ocorreu é lamentavelmente aceitar ser vítima de algo parecido no futuro), nesse às vezes pseudo-documentário , contudo com imagens reais do que ocorreu. Exige atenção, só que realmente justifica o esforço nessa bizarra tragicomédia que acabou global e que continua até hoje.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)




Nenhum comentário