Anúncio 1

Últimos Posts

Viajando na maionese:Como jogar videogame no Brasil em dias de dólar sinistro

É possível jogar bastante e não gastar muito? E como fica a situação do gamer no Brasil com o dólar no espaço? E ainda vale a pena investir na geração antiga? Confira essas e outras respostas na matéria abaixo


Vida bandida nos preços(porque estão um assalto)

Viver no Brasil tem um lado bom: nunca as coisas são as mesmas. Pelo menos de certa forma. Para o gamer no Brasil, o dólar subir como está subindo(e tem cara que não vai parar aí) já é um cenário que vai ficar por um bom tempo. Vamos pular o ponto de serem jogos uma forma de cultura ou o absurdo da classificação brasileira tributária.  É possível se divertir com jogos eletrônicos e não ficar (mais) pobre?

Bom, sim. Há várias alternativas. E muitas dentro da lei e a razoabilidade. A primeira é investir em um PC. O ruim é que para jogos, dependendo do nível gráfico que você quer, isso demanda dinheiro. Às vezes, bastante dinheiro. Só que depois disso a vantagem frente aos consoles é bem grande. Grande porque você poderá fazer upgrades pontuais(e pedir na cara de pau para alguém buscar alguma peça lá de fora. Claro, declarada ;)) como hds, memórias ou até processadores. O limite é a boa vontade alheia e o seu bom senso. Não perca o amigo por isso. Outro motivo é que os jogos de PCs são tradicionalmente mais baratos. Ok, há exceções como o do Fallout 4 que está absurdo, talvez pegando carona com exemplos anteriores como o último Mortal Combat. Só que esses são poucos exemplos. A maioria é entre 50% ou menos do preço dos consoles. E também aquele suplicio de configurações iniciais e instalação em si foram reduzidos com ambientes fechados como a Origin da EA e a Steam. Sim, não são perfeitos e os ajustes realizados por esses programas são, para dizer o mínimo, modestos. Sempre procure dar uma olhadinha neles para ter uma melhor experiência. E por fim, a favor do PC, essa geração de consoles de fato não entregou um salto qualitativo comparável com as anteriores. Não é difícil montar uma máquina que supera e muito os atuais consoles já hoje em dia. A possibilidade de jogar com joysticks dos consoles no PC é até incentivada pela Microsoft, tendo suporte natural em muitos jogos para esse modo de jogo(vamos ver até onde vai a promessa de trazer grandes jogos para o Windows 10).

Só que a falha na alternativa da opção do PC de desempenho médio é que ele é muito sensível a própria alta do dólar e presume que você tenha um investimento inicial entre 1,5 até 3 vezes mais do que o preço de um console da nova geração. E por algum motivo qualquer(porque seus amigos tem e você quer jogar com eles, por exemplo), você quer/tem que trilhar esse caminho. A primeira pergunta é qual dos dois grande consoles(sim, eu tenho um Wii-U e parece que até a Nintendo já desistiu dele. Sacanagem com que acreditou na marca. É a vida). A Microsoft conseguiu fazer um ótimo trabalho na divulgação e construção do suporte do console deles no país. A garantia funciona(eu mesmo tive que usar e foi uma ótima experiência apesar dos problemas iniciais) e os preços tendem a se manter competitivos.  A Sony enrolou e enrolou e por enquanto, de fato, ainda não fez muita diferença com a promessa de fabricar aqui no país. Só que ambas empresas ainda podem fazer uma diferença crucial: a nacionalização da conta principal.

Um detalhe importante e muitas vezes esquecido por muitos, o país de vinculação da conta associada do videogame faz diferença. Durante bons anos, era mais vantajoso comprar na loja virtual do que comprar a mídia física. Claro, descontando o gosto de “ter” o jogo fisicamente. Só que agora o jogo inverteu. E parece que a diferença vai aumentar ainda mais. Primeiro porque não só o preço não necessariamente vai acompanhar seu equivalente lá fora(é só fazer as contas do preço de amazon ou mesmo Live/Playstation Store com o que vemos em território nacional), também porque se tem visto que cada vez mais as promoções da matriz são feitas aqui também. Por fim, ter o jogo físico voltou a ser muito importante. Pelo menos por um tempo. Além do preço “menor” no mercado interno, há várias alternativas de trocas (tanto sites especializados como grupos no facebook realizam essas trocas).  A compra de usados não chega a ser uma idéia tão ruim em uma economia frágil como a nossa(uma forma engraçada de evitar que copias brasileiras venham a ser usadas por americanos por uma fração do preço praticado lá são os jogos com “tradução exclusiva” forçada. Tem uma coisa que gringo odeia é legenda ou outras línguas).

E para finalizar, duas dicas simples, porém muito válidas: quem espera o lançamento não joga com a galera, mas economiza um montão. Tanto na oferta dos usados, como nas promoções. E isso vale até nos consoles anteriores para quem está voltando a jogar. Tanto o Xbox 360 como o PS3 tem excelentes jogos que estão sendo vendidos nas lojas por ¼ ou até 1/5 de um jogo da nova geração. Com a decisão da Microsoft de dar compatibilidade retroativa no Xbox One, é um bônus interessante de você correr atrás de certos jogos. Vamos esperar a resposta da Sony. E se você tem o habito de jogar muitos jogos diferentes, sem dúvida vale assinar a Live Gold ou PS Plus já que ambas “dão” jogos. O problema é que na Sony os jogos “dados” são dependentes de você continuar sendo assinante ou não. Se você tiver a conta lá fora, vai se preparando para a data de renovação.


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário