Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Corrente do Mal

Nada melhor que a criatividade para nos livrar da "corrente do mal" do gênero de terror.

Nota imdb: 6,9 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: It Follows
Ano de Lançamento: 2004
Diretor: David Robert Mitchell
Estrelas:  Maika Monroe, Keir Gilchrist, Olivia Luccardi
Sinopse: Algo apavorante está rondando os adolescentes de um subúrbio de Detroit. A bela Jay, de 19 anos, não parece perceber: ela aproveita o outono ao lado de sua irmã Kelly, de seus amigos de escola e de seu novo namorado, Hugh, com quem faz sexo pela primeira vez. Após o ato, porém, ela não consegue evitar a sensação de que alguém – ou algo – está seguindo todos os seus passos. À medida que a ameaça torna-se mais real, Jay e seus amigos descobrem que ela se tornou o principal alvo de uma força macabra e inexplicável.

Na minha opinião, há muito tempo o gênero de filmes de terror passa por uma crise de criatividade. Ao contrário do que tivemos na década de 90, na época áurea de M. Night Shyamalan e de outros raros expoentes, o que vemos é o surgimento de uma fórmula e a exploração indiscriminada dela com inúmeras cópias e continuações. Foi assim com Pânico, Premonição, Jogos Mortais e mais recentemente Atividade Paranormal. Ainda assim, de vez em quando um filme surge do nada e consegue nos assustar de uma forma criativa. Isso é o que acontece com 'Corrente do Mal'.

Sem dúvidas, o ponto alto do filme é seu roteiro. Uma adolescente, que acredita estar apenas aproveitando a vida após conhecer uma pessoa, é surpreendida com uma ameaça sobrenatural e aterrorizante que irá mudar sua vida. Prefiro não entrar em muitos detalhes para não estragar a surpresa, mas realmente é uma ótima ideia que insere o elemento de terror de maneira inovadora e muito eficaz. Além de sustos dignos de pulos na cadeira do cinema, o filme traz aquela sensação de medo e expectativa duradoura em várias cenas, principalmente devido ao elemento de perseguição que é um dos cernes da trama. Claro que temos algumas pontas soltas e pequenos furos no roteiro, mas nada que invalide estes méritos citados acima.

Como já era esperado, os atores são desconhecidos. Ainda assim, em sua grande maioria são talentosos e mostraram um nível de entrega aos sues papéis que possibilitou a construção de uma convincente atmosfera de terror.

Este filme é uma ótima indicação para os fãs do gênero que, assim como eu, estão carentes de novidade. Parabéns para os realizadores desse projeto. O diretor, que também escreveu o roteiro, conseguiu nos relembrar que a criatividade vale muito mais do que um orçamento inchado e que é possível fazer um bom filme do gênero sem precisar de muitos efeitos especiais. Vamos torcer para que ele não caia na "corrente do mal" caça-níqueis de Hollywood e continue a ter ótimas ideias como esta.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário