Anúncio 1

Últimos Posts

Fica a Dica:O Último cine drive-in da América Latina

O Último cine drive-in da América Latina. 


Placa que identifica o cinema
Nessas últimas décadas estamos mergulhados nos cinemas de alta resolução e som envolvente, recentemente até as poltronas receberam equipamento para impressionar ainda mais os cinéfilos de carteirinha. Entretanto ainda há aqueles que ainda gostam de assistir um ótimo filme na comodidade do seu automóvel. Para isso Brasília conta com o último cine drive-in da América latina que foi inaugurado no dia 25 de agosto de 1973. O drive-in apresentou o risco de fechar as portas no ano de 2014 devido à reforma da pista do autódromo Internacional Nelson Piquet que deveria ser reformado para a corrida da fórmula Indy. 

Uma grande comoção foi gerada com a notícia do possível fechamento. Esse acontecimento acarretou a criação de um abaixo assinado que no dia 29 de outubro de 2014 alcançou mais de 19 mil assinaturas. Esse documento teve o propósito de preservar o Cine Drive-in e garantiu o compromisso do Governo do Distrito Federal em manter o cinema em funcionamento durante e após as obras do Autódromo Internacional de Brasília. Também, existe um projeto de lei de 1.608/2013 que declara o Cine drive-in de Brasília como patrimônio cultural do Distrito Federal.  Além do abaixo assinado, foram feitas inúmeras reportagens mostrando o funcionamento e as curiosidades do local com o intuído de divulgar o cinema.  

Cartaz do filme "Último cine drive in"
Com o risco eminente da demolição foram feito vários esforços para preservar o cinema. Entre eles o longa-metragem brasileiro “O último cine drive-in”, de Iberê Carvalho, foi o grande vencedor do Festival Internacional de Cinema de Punta del Leste, voltando do Uruguai com três prêmios. A cerimônia de premiação da 18ª edição do festival aconteceu no dia 14 de março de 2015. “O último cine drive-in”, produzido pela Pavirada Filmes, recebeu os prêmios de melhor filme, melhor ator, para Breno Nina, e melhor filme na escolha do Júri Jovem do festival. Durante a cerimônia de premiação, emocionado, o ator dedicou o prêmio a sua cidade, São Luís, no Maranhão. Para aqueles que querem ver o trailer deixo link .

Tela de concreto de 312 metros quadrados
Hoje o cinema está funcionando normalmente. É possível ir todos os dias e ver na enorme tela de concreto de 312 m2 que recebeu dois raios (um em cada ponta) os filmes no conforto de seu carro e ouvindo sintonizando na radio FM local.  Caso seu carro não tenha som instalado, afirmo que isso não é problema, pois os funcionários poderão emprestar um caixa de som ou poderá estacionar do lado esquerdo do cinema que possui caixa de som externas. 

Laterna do carro ligado para chamar o funcionário
Como antigamente, a luz do carro deve ficar desligada todo o tempo. Inclusive durante a manobra do carro até a vaga. Você é instruído na entrada do cinema. O usuário recebe um panfleto sobre a rádio que deve ser sintonizada, os lanches disponíveis e outras informações.  No local somente é permitido ligar a lanterna para chamar o atencioso funcionário que atenderá seu pedido de batata fria, sanduíches e outras lanches que são feitos no momento após o pedido.  Se você, caro leitor, está pensando: se o carro arriar a bateria, uma vez que o som do veiculo fica ligado por  horas? O cinema empresta para você o cabo de chupeta e assim poderá ir para casa.  Outra curiosidade: algumas regras do cinema tradicional não existem aqui. Nesse lugar você pode: atender celular, levar o cachorro e gato, levar a criança de colo que fica chorando, trocar a fralda, pode ficar conversando e até discutir o relacionamento as famosas DR. A proprietária relata casos curiosos entre eles de um casal que discutiu e a namorada levou tudo (carteira e o carro).  No dia a proprietária ficou com pena e levou-o para a rodoviária e até pagou a passagem na época. 

Antiga caixa de som do cinema
Seu estacionamento asfaltado que está preparado para receber mais de 500 carros estava esquecido pela população de Brasília, mas graças a alguns esforços o cine drive-in tenta recuperar a velha forma das décadas de 70 e 80.  O cinema sofreu algumas atualizações entre elas o desligamento e a remoção das caixas de som que ficam do lado de cada carro. Nessa época o cine não tinha radio FM assim cada veículo tinha que colocar a caixa de som do cinema dentro do habitáculo. Conta-se que muitos vidros foram quebrados, pois se esquecia de devolver a caixinha para o local de origem. Hoje somente há uma pequena área que foi deixada de proposito para mostrar como o cinema funcionava na época de sua inauguração, mas as caixinhas feitas bacias de alumínio foram desativas e estão somente para demonstração.  Um ótimo momento de nostalgia para quem adora recordar o passado do cinema. Por curiosidade, caixa era equipada por uma caixa de som de cinco polegadas sem twitter e foi envolvido por plástico para proteger da chuva, curiosa solução da época.  A próxima atualização está no projetor que hoje é de Rolo e será atualizado para HD, com certeza mais fácil de operar que ficar juntando rolos e rolos de filmes.  Espera-se que o novo projetor esteja operacional em julho de 2015, trazendo mais vida, cor e contraste na maior tela de céu aberto.

Imagem da propaganda Food Trucks e Drive in
Atualmente, há dias da semana que o cinema é invadido por Truck food e antigos mobilistas que se reúnem e aproveitam o momento inusitado para ver o filme, conversar, comer, ver carros antigos dentro do cinema. Acredito que seja esse o único lugar da América que seja possível fazer isso.  O ambiente é muito agradável onde crianças brincam, os casais podem comer um gostoso cachorro quente, crepe ou até um arroz carreteiro tudo isso sentado vendo um ótimo filme. O som do ambiente é envolvido pela caixa de som do cinema que é colocada junto com os Trucks para que ninguém perca o filme em quanto faz sua refeição. Os Trucks ficam posicionados de tal forma que nada atrapalha a emoção de ver o filme mesmo o ambiente sendo iluminado. Caso nesse dia você queria ver o filme no conforto do carro essa iluminação adicional não prejudica em nada.  Os cinéfilos pagam o preço de um ingresso e podem assistir aos filmes do dia que pode ser dois ou três filmes seguidos. 
Dia de Food Truck:cachorro quente, crepe e arroz carreteiro

Assim o cine drive-in é uma ótima recomendação para os moradores do Distrito Federal, turistas e amantes de cinema que queiram ver um bom filme de forma completamente diferentes dos habituais salas hiperequipadas dos shoppings. Com certeza uma volta no tempo e com promessa de muita diversão para os apreciadores da sétima arte.

Para maiores detalhes dos filmes e eventos você pode acessar o facebook: https://www.facebook.com/cinedrivein 
Sobre o filme “o último cine-drive in”:
Sobre o abaixo assinado:
Sobre o projeto de lei
Para ver mais fotos:

Fotos de: Ricardo Ishida
Texto de: Ricardo Ishida
Imagem autorizada pelo cine drive in. 


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário