Anúncio 1

Últimos Posts

Viajando na maionese:Os jogos estão ficando ruins?



Por que algumas grandes empresas insistem em jogos que só tem multiplayer? E o que isso tem haver com o que pode estar se tornando a próxima crise da indústria dos jogos? E  por fim, o que isso tem haver com o novo Star Wars Battlegrounds? Confira no post abaixo




Em 1983 houve uma crise na indústria de jogos que fez com que o mercado fosse reduzido em 97%, fazendo a gigantesca Atari morrer e a Sega América valer centavos. Grandes lojas como Sears e grandes redes de supermercados juraram que não iriam cometer o mesmo erro de investir forte em videogames de novo. A morte da Atari e até o pitoresco caso das fitas enterradas do E.T estão retratadas no recente documentário Atari: Game Over, que está disponível no Netflix. E havia dois grandes motivos dessa situação , segundo no muito bom livro Console Wars(obrigado Amélia!):o primeiro é o número de jogos que era muito superior à demanda, mas o principal motivo era a baixa qualidade/inovação dos jogos. Segundo muitos, isso é exatamente o que está acontecendo hoje em dia.


E tudo isso pode ser visto no caso do Star Wars BattleGrounds.A primeira versão foi lançada em 2001 como um RTS(jogo de estratégia) que era basicamente uma versão chupada do Age of Empires. Isso era uma pena porque o resultado, ainda que com muitos problemas, dava a promessa de um bom jogo. O sucesso foi tanto que houve até um pacote de extensão chamado “Clone Campings”. Naturalmente houve outros jogos do universo Star Wras que dividiam a atenção do público há já algum tempo, como os excelentes, para época, Tie Fighter e X-Wing. 

A segunda versão foi relativamente bem recebida ainda que tivesse ido para o lado de jogo de tiro em primeira pessoa(FPS) em algumas partes do jogo, tendo o divertido modo de batalhas espaciais e abordagem/invasão de outras naves. Algum tempo depois promessas foram feitas para a nova versão que em 2012 apareceu bem no climão dos Call of Duty, como pode ser visto nesse trailer com gameplay, bem no jeitão da DICE.


Em 2013 havia promessa da Level 1313 que já se distanciava um pouco do mata-mata multiplayer com um modo campanha,mas não muito além disso só que com todas as grandes promessas da até então nova geração de consoles.
 

Só que aí veio a Disney e comprou a franquia toda e esses projetos ficaram na geladeira até…ano passado quando houve os boatos do novo jogo. Na quinta feira da semana Star Wars havia saído o trailer do novo jogo, que esse aqui que está logo abaixo.



Como fã da franquia, claro que fiquei animado e comentei com um amigo meu no whatsup…Só que ele logo foi falando que desanimou por um problema sério: não haveria o modo campanha. Eu fiquei “como assim!” por quase um minuto. Pesquisei e vi que de fato houve uma entrevista que garantia que não haveria o modo campanha . O modo off-line seria com bots para se jogar o mapa off-line, mas sem uma história do modo clássico ligando os mapas. E outro grande problema é que não haveria missões no espaço. Isso me desanimou o meu ânimo-star-wars-bitch.

O desanimo se explica pelos seguintes motivos
  •  Haveria alguma dependência dos mapas com a conexão on-line? Isso é bem típico de empresas como a EA que um lindo dia decide desligar os servidores e na prática você perde o seu jogo(ok, pode ser daqui a 10 anos depois do lançamento, ou simplesmente 5. Quem vai decidir isso vai ser a EA).
  • Repetição típica de um jogo MMO e um mundo de DLCs que fazem a impressão de que você não comprou um jogo: apenas o primeiro DLC de um série que o total supera várias vezes o suposto preço do jogo.
  • Se poderia explorar o maior tesouro do jogo:a história. Não é novidade do público um modo campanha no universo Star Wars(já que o mesmo já teve vários jogos), mas uma boa história relacionada a um filme bom(é o que esperamos) e recente(breve no cinemas ou passando) é uma oportunidade de ouro…Só que não no fogo efêmero do FPS MMO.
Você concorda? Discorda? Quer complementar a discussão de alguma forma? Comente aqui em abaixo. E até a próxima!

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário