Viajando na maionese:Os jogos estão ficando ruins?
Por que algumas grandes empresas insistem em jogos que só tem multiplayer? E o que isso tem haver com o que pode estar se tornando a próxima crise da indústria dos jogos? E por fim, o que isso tem haver com o novo Star Wars Battlegrounds? Confira no post abaixo
Em 1983 houve uma crise na indústria de jogos que fez com que o mercado fosse
reduzido em 97%, fazendo a gigantesca Atari morrer e a Sega América valer
centavos. Grandes lojas como Sears e grandes redes de supermercados juraram que
não iriam cometer o mesmo erro de investir forte em videogames de novo. A morte
da Atari e até o pitoresco caso das fitas enterradas do E.T estão retratadas no
recente documentário Atari: Game Over, que está disponível no Netflix. E havia
dois grandes motivos dessa situação , segundo no muito bom livro Console Wars(obrigado Amélia!):o primeiro é o número de jogos que era muito superior à
demanda, mas o principal motivo era a baixa qualidade/inovação dos jogos.
Segundo muitos, isso é exatamente o que está acontecendo hoje em dia.
E tudo isso pode ser visto no caso do Star Wars BattleGrounds.A primeira versão
foi lançada em 2001 como um RTS(jogo de estratégia) que era basicamente uma
versão chupada do Age of Empires. Isso era uma pena porque o resultado, ainda
que com muitos problemas, dava a promessa de um bom jogo. O sucesso foi tanto
que houve até um pacote de extensão chamado “Clone Campings”. Naturalmente
houve outros jogos do universo Star Wras que dividiam a atenção do público há
já algum tempo, como os excelentes, para época, Tie Fighter e X-Wing.
A segunda versão foi relativamente bem recebida ainda que tivesse ido para o
lado de jogo de tiro em primeira pessoa(FPS) em algumas partes do jogo, tendo o
divertido modo de batalhas espaciais e abordagem/invasão de outras naves. Algum
tempo depois promessas foram feitas para a nova versão que em 2012 apareceu bem
no climão dos Call of Duty, como pode ser visto nesse trailer com gameplay, bem
no jeitão da DICE.
Em 2013 havia promessa da Level 1313 que já se distanciava um pouco do mata-mata
multiplayer com um modo campanha,mas não muito além disso só que com todas as
grandes promessas da até então nova geração de consoles.
Só que aí veio a Disney e comprou a franquia toda e esses projetos ficaram na
geladeira até…ano passado quando houve os boatos do novo jogo. Na quinta feira
da semana Star Wars havia saído o trailer do novo jogo, que esse aqui que está
logo abaixo.
Como fã da franquia, claro que fiquei animado e comentei com um amigo meu no
whatsup…Só que ele logo foi falando que desanimou por um problema sério: não
haveria o modo campanha. Eu fiquei “como assim!” por quase um minuto. Pesquisei
e vi que de fato houve uma entrevista que garantia que não haveria o modo campanha.
. O modo off-line seria com bots para se jogar o mapa off-line, mas sem uma
história do modo clássico ligando os mapas. E outro grande problema é que não
haveria missões no espaço. Isso me desanimou o meu ânimo-star-wars-bitch.
O desanimo se explica pelos seguintes motivos
- Haveria alguma dependência dos mapas com a conexão on-line? Isso é bem típico de empresas como a EA que um lindo dia decide desligar os servidores e na prática você perde o seu jogo(ok, pode ser daqui a 10 anos depois do lançamento, ou simplesmente 5. Quem vai decidir isso vai ser a EA).
- Repetição típica de um jogo MMO e um mundo de DLCs que fazem a impressão de que você não comprou um jogo: apenas o primeiro DLC de um série que o total supera várias vezes o suposto preço do jogo.
- Se poderia explorar o maior tesouro do jogo:a história. Não é novidade do público um modo campanha no universo Star Wars(já que o mesmo já teve vários jogos), mas uma boa história relacionada a um filme bom(é o que esperamos) e recente(breve no cinemas ou passando) é uma oportunidade de ouro…Só que não no fogo efêmero do FPS MMO.
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