Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da Vez:O jogo da imitação(2014)

Alan Turing e uma turma do barulho vão aprontar altas confusões na Sessão da Tarde! Confira no post abaixo!


Consegui destravar o jogo da cobrinha!!!!


Nota imdb: 8,3 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: The Imitation Game
Ano de Lançamento: 2014
Diretor: Morten Tyldum(HeadHunters(2011) e Buddy(2003))
Estrelas: Benedict Cumberbatch, Keira Knightley, Matthew Goode(como Hugh Alexander), Allen Leech(John Cairncross), Matthew Beard(como Peter Hilton), Charles Dance(Comandante Denniston), entre outros.
Roteiro: Andrew Hodges(autor do livro que se baseou o livro, Alan Turing:The Enigma), Graham Moore(10 Coisas que eu odeio em você)
Sinopse: Na Segunda Guerra a Inglaterra buscava alguma vantagem que pudesse virar a situação a seu favor. Entre vários esforços, houve a iniciativa de se tentar decifrar as comunicações inimigas descobrindo uma maneira de superar o Estado da Arte daquela área. Eles tinham que conseguir superar o impossível. É esse esforço que é o pano de fundo da contribuição de Alan Turing.


Há vários filmes sobre a máquina de cifragem Enigma e seu esforço de guerra para quebrá-la. Há o nada precisamente histórico U-571(de 2000) que conta uma suposta tentativa americana de obter em um U-boot extremamente danificado um exemplar da preciosa máquina. Bom filme de ação, mas apenas fantasia.

Também existe o mais fantasioso ainda Enigma(2001) que dessa vez é um filme de espionagem, drama e  suspense, mas sem compromisso com a História. Para vocês terem uma ideia, o protagonista é alguém que tem sua namorada raptada depois de que a máquina, que tinha sido superada, misteriosamente muda seu segredo e os aliados voltam a ficar no escuro nas comunicações inimigas. Esse mocinho deveria ser o Alan Turing.

Por fim há o muito antigo e infelizmente raro Sekret Enigmy(1979) que tenta retratar o heroico esforço de continuar quebrando a criptografia usada pela máquina. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os Poloneses já haviam conseguido quebrar várias vezes a proteção da máquina utilizando justamente...máquinas para fazer essa tarefa. Eles tinham conseguido quando a máquina era apenas um conceito(1933) e também quando eles foram invadidos em 1939 com duas máquinas(fugindo para a França ainda não era ocupada e para Argélia). Esse esforço e sua contribuição foram fundamentais para a superar as travas e conseguir ouvir a cifragem inimiga. O problema é que a máquina era constantemente modernizada e melhorada. E também devia ser o esforço de quebra-la. Como um jogo de rato e gato.

Só que a abordagem do filme de 2014(infelizmente não tivemos a estreia em novembro do ano passado como deveríamos) não foi essa. E há um motivo para isso.

O filme foca na participação de Alan Turing no esforço britânico para fazer que a Inglaterra tivesse uma vantagem substancial na guerra que começou sendo perdida. Vemos o recrutamento do jovem gênio, suas dificuldades de relacionamento e o difícil e longo processo de trabalho em meio as privações da guerra.

Benedict Cumberbatch como Alan Turing tem momentos que lembra o Sheldon Cooper do The Big Bang Theory. Suas limitações de inter-relacionamento e as marcas de bully na fase escolar são famosas. Mas também são famosas as iniciativas de apostar no uso de máquinas para tarefas que viriam a ser computacionais e não apenas na força bruta do raciocínio humano. Essas máquinas seriam apelidadas de "bombes"(uma gíria para máquinas muito rápidas).  Isso é bem retratado no filme, ainda que o modelo da máquina do filme é maior do que a replica que existe no museu, que pode não ser muito precisa já que de fato todo o material desse esforço foi destruído. Uma pena que não são creditados os esforços poloneses citados acima.

Pena também que as cenas de guerra e o contexto não ficaram a altura da tarefa do filme. Há efeitos especiais bem ruins. Há truques de roteiro para destaque de decisões e impactos muito fracos. A exposição de números para matemáticos, que são os personagens do filme, seriam muito mais eficientes.  Mesmo assim esse não é o maior problema do filme.

Foi uma virtude do filme não querer focar no fim de vida de Turing. Apenas destacar a ironia do destino do personagem que teve um destino parecido com Oscar Wilde, também acusado de ser homossexual, crime nas duas épocas, porém sem o beneficio de Oscar de sair da Inglaterra, justamente por sua contribuição de guerra. E provavelmente ele não iria de fato ir embora de casa por causa das suas queridas máquinas. Porém a mais sentida ausência foi o peso de sua contribuição para a computação moderna que se limitou a apenas notas no fim do filme. O modelo da máquina universal foi um marco e que pode ter sido uma mudança maior até do que a bomba nuclear para o mundo. Há uma passagem no filme onde ele mostra que ele sabia da importância disso. Só que fica muito, mas muito sutil. Era um desafio mostrar isso no filme sem ter que tornar o filme chato, mas deve ter sido fascinante a dificuldade de contribuir academicamente sem evidenciar o material utilizado na guerra. Isso deve ter sido particularmente difícil tecnicamente e também para o ego intelectual.

Contudo, o filme tem lá suas virtudes: como ele mesmo fala no início do filme, preste bastante atenção nos detalhes. Pegando um ar de filme de suspense somos convidados a participar do que viria ser O Jogo da Imitação. Aliás o teste de Turing é o mesmo que é usado no bom e velho Blade Runner para diferenciar humanos de replicantes! Olha aí o rapaz indo muito além do seu tempo! :P Então, a resposta desse teste redime os defeitos e torna um filme memorável para qualquer nerd. Faltam os filmes de von Neumann e von Braun. E eu aposto meu Wii que vai sair em breve! E há o polêmico projeto Ultra! Mais isso pode até render outro post!

E como curiosidade final, vale lembrar uma lenda do Vale do Silício: há quem diga que a Maçã Mordida da Apple é uma homenagem a Alan Turing em referencia a forma que ele escolheu morrer. Se isso de fato ocorreu, não sabemos, porém a mensagem "Pense Diferente" está muito presente no filme, algo bem Apple dos bons tempos. E há também até referências ao Senhor dos Anéis. :) Por fim, se pode entender que a lei vigente de 1954 não viu privilegio para alguém que pode ter salvado a Inglaterra e os Aliados, mas propôs uma pena desproporcional e desumana. Isso gerou um pedido de perdão e desculpas do Governo Britânico como pode ser lido na notícia da época, 2009.

O filme estreia dia 29 de janeiro e é um filme obrigatório sem dúvida para qualquer nerd! E para aqueles que não são também!


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)


Nenhum comentário