Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da Vez:Birdman ou (A Insperada Virtudade da Ignorância)(2014)

Um ator decadente? Um ego gigantesco por um papel em um blockbuster? O desejo de ser bem sucedido na Broadway e o conflito com sua vida familiar? Tudo isso junto nesse estranho filme. Confira o review no artigo abaixo.

Isso que dá não beber mais café...


Nota imdb: 8,5 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Birdman:or (The Unexpected Virtue of Ignorance)
Ano de Lançamento: 2014
Diretor: Alejandro G. Iñárritu(Babel(2006), Biutiful(2010), Amores Perros(2000))
Roteiro: Alejandro G. Iñárritu, Nicolás Giacobone(também com Babel, Biutiful, mas The Last Elvis e Océano),Aleandre Dinelaris, Armando Bo
Estrelas: Michael Keaton(como o personagem principal Riggan), Emma Stone(Sam, filha), Naomi Watts(como Lesley), Andrea Rosiborough(como Laura, amante de Riggan), Zach Galifianakis(como o diretor da peça), Edward Norton(como Mike), Amy Ryan(como a ex-esposa), Lindsay Ducan(como a crítica Tabitha), entre outras estrelas.
Sinopse: Famoso por um papel como super-herói, Riggan sofre para fazer uma peça de sucesso na Broadway tentando lidar com o Egos(o seu e de outros), dificuldades familiares, financeiras e o delicado equilíbrio entre o popular e a arte.



Antes uma lamentação. Uma pena que esse e outros importantes filmes foram empurrados para começo de 2015, quase na véspera do Oscar. Esse filme por exemplo deveria ter estreado em novembro de 2014. Enfim...

Antes de tudo não é sobre uma comédia. Aliás, é uma comédia mais de costumes(o título é uma dica disso). Na complexa atividade de classificação de filmes de uma finada locadora, ele seria classificado como um drama. Ou tragicomédia. Avisados desse detalhe, acredito que é uma boa jornada. 

Outro aviso é sobre a construção do filme. Se vê várias e várias camadas. Ao longo do filme vamos tentando explorar diferentes faces de um personagem que é um ator e vice e versa com problemas de popularidade e credibilidade. Ele quer tentar algo novo, algo sério e profundo, algo memorável. Algo bem diferente do que lhe deu tanto dinheiro, como o Birdman(referência clara a Batman do próprio Michael Keaton). Daí a escolha por uma peça séria, com atores sérios e um bom diretor. Só que problemas vão brotando.

O conveniente acidente com a co-estrela da peça abre espaço para um substituto ainda maior. Alguém que traga mais publico e publicidade. Mas também alguém que se demitiu ou foi demitido. E com um Ego tão grande ou maior. E essa pessoa é Mike(Edward Norton), um personagem piada também sobre a fama dele em Hollywood. Somando-se a isso temos a amante no papel da muito bem desempenhada Laura, uma filha problemática na sempre fascinante Emma Stone(que quase tem uma ótima interpretação) e a ex-esposa cobrando de Riggan seu papel de pai. Toda essa dinâmica tem um quê de Shakespeare. Família, sucesso e poder, mas também reflexão sobre o que é realmente importante na vida.

E ainda na exploração entre a complexa relação dos atores na montagem da peça, as pré-estreias, o problema de financiamento, também temos a reflexão entre a não pacifica relação entre o Cinema vs Teatro, o popular e a arte, o moderno e o clássico. E o cabo de guerra entre artistas e críticos pela condução do público. Ok, isso parece um filme chato, mas não é. 

Não é um filme chato porque também Iñárritu não mede esforços com o enquadramento suave e ágil, com tomadas que remetem até ao Cidadão Kane(tem uma tomada longa que chega a passar por entre uma grade que está fora do camarim de Riggan que lembra muito a famosa sequência). A trilha sonora, muito bem escolhida,  um Jazz que se mostra como um personagem que ganha até aparições na pelicula. 

E por fim o roteiro que mostra que a peça e a vida dele, e por que não a nossa própria vida,  é também uma busca da aceitação da passagem do tempo, o nosso Ego e expectativas, e por fim, a realidade e o que realmente importa na vida.  Tudo isso em quase duas horas de filme. O filme ganhou já dois Globos de Ouro por melhor ator para Michael Keaton e melhor roteiro para Iñárritu. Ah, por fim observem o porquê ele "tem" superpoderes. É a nossa grande aposta de Oscar! Vale sem dúvida conferir!

PS:O Mexido queria agradecer pela participação na Cabine de Impressa, assim como toda a ajuda do Miotti. Valeu!


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)



Nenhum comentário