Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da Vez: Foxcatcher(2014)

Coloque seu sapato verde e leve um ice tea porque o filme é bom, mas beeeeeeeeeeem lento! E que gente estranha!!! :P Confira os detalhes abaixo


Método Kubrick de treinamento


Nota imdb: 7,4 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Foxcatcher
Ano de Lançamento: 2014
Diretor: Bennett Miller(Moneyball(2011) e Capote(2005))
Roteristas: E. Max Frye(Cadê a Grana?(2000) e Não Chame a Polícia!(1993)) e Dan Futterman(O Preço da Corragem(2007))
Estrelas: Steve Carell, Channing Tatum(Anjos da Lei 1 e 2, O Ataque e.. Affe... Magic Mike(2012)), Mark Ruffalo(o novo Hulk(hehehe)) e outras.
Sinopse: O excêntrico milhonário John E. du Pont convida a dupla bem sucedida dos irmãos Mark e David Schultz para liderar um equipe olímpica para as Olimpíadas de Seul(1988). E lentamente(mesmo) essa relação entre os três evidencia um escuro e confuso mundo da competitividade, obsessão e fama.

Antes de tudo não pesquise nada sobre os fatos que deram origem a esse filme. Isso será um grande spoiler na história do filme. A segunda coisa é (como deu já para perceber) que o filme é muito lento. E isso tem um motivo que tem tudo a ver com o primeiro pedido.

O filme começa com Mark Schultz(observem a linguagem corporal de Channing e como ela muda ao longo do filme)que apesar de também ser medalha de ouro em Luta Greco-Romana assim como seu irmão, vive na sombra do sucesso do mesmo. Vemos também a atmosfera de recessão do fim da era Reagan. A rotina de dedicação de um atleta de alto nível contrasta com as limitações impostas de um atleta de um esporte não comercial. Quase como viver de esporte no Brasil. Só que tudo isso muda quando Mark recebe um convite de um misterioso milionário: John E. du Pont(Carell está com uma maquiagem impressionante. Mas mais ainda, ele é simplesmente irritante!!) o convida para formar a equipe Foxcatcher que seria referência e garantia de medalhas em Seul.

Com a resistência do irmão e a possibilidade de aumentar ainda mais suas chance de ouro, Mark vai para a academia que du Pont montou exclusivamente para ele e seu irmão no terreno de sua família. Ele e du Pont tem inicialmente esperanças de que os irmãos venham a forma o Dream Team do Wrestling e formam uma parceria de mutuo benefício. Só que as coisas vão ficando cada vez mais estranhas por causa do bizarro temperamento de John. Merito de Carell que faz um personagem com claros problemas com a mãe, obcecado por glória, assim como Mark. Contudo há uma diferença grande entre os dois.

Foxcatcher tem virtudes pela escolha da história. Vemos uma busca insana por superação, corrida contra o tempo, busca e decepções no caminho da glória para os irmãos Schultz, mas também um personagem ambíguo, mimado,  sinistro e , antes de tudo, irritante,  de du Pont.  As atuações  são sem dúvida a pérola do filme. Ruffalo tem uma boa atuação, mas de fato Channing realmente o faz creer que ele tem muito ódio dentro de si, ficando a dúvida de até onde isso é um personagem dele ou é sua real personalidade. Fecha muito bem o equilíbrio de personagens marcantes.

O ritmo lento se explica como formula para uma tensão continua nesse trauma faustiano. Contudo é justamente esse elemento que faz que o filme não seja recomendável a todo tipo de público. Ainda assim, a jornada é recompensada nesse estranho drama. Só não tenha pressa.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário