Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Video Games - The Movie


Nota imdb: 6,1 (até o dia da postagem): (IMDB)
Título original: Video Games: The Movie
Ano de Lançamento: 2014
Estrelas: Sean Astin, Zach Braff, Al Alcorn
Diretor: Jeremy Snead
Sinopse: um documentário de longa-metragem que tem como objetivo educar e entreter o público sobre como os videogames são feitos, comercializados e consumidos. Ele faz isso ao olhar para trás na história do jogo e da cultura através dos olhos de desenvolvedores de jogos, editores e consumidores.

Mesmo se tratando de um documentário, vou me apropriar do título para fazer uma breve análise de "Video Games: The Movie" usando a coluna de filmes. Como um gamer assumido e veterano, nem preciso dizer que o título já foi motivo suficiente para despertar meu interesse e posso dizer que, apesar de ter algumas ressalvas, gostei bastante do que assisti.

A ideia do documentário, que foi financiado pelo público através do "kickstarter", é dar um embasamento da história dos videogames e sua relevância na cultura e costumes atuais, além de também mostrar um pouco do processo de criação e desenvolvimento dos jogos. Isso é feito através da tradicional narração sobre imagens documentais intercaladas com entrevistas com pessoas relacionadas à indústria de games ou famosos entusiastas. A narração de Sean Astin (o xarope do hobbit Sam que só sabia babar ovo do "Mr. Frodo") foge aos padrões do gênero, mas ele consegue expressar a empolgação necessária e acaba fazendo um bom trabalho.

Sobre a parte da reconstrução da história dos videogames, tenho algumas ressalvas. Definitivamente o diretor é um admirador da Atari e um "Nintendista" assumido, porque a maior parte do tempo é gasta se falando dos consoles e jogos dessas empresas, além do excessivo uso das imagens de seus produtos.  Até mesmo os consoles da Sony e da Microsoft ganharam pouco destaque. Reconheço o papel fundamental da Atari e da Nintendo para o mercado de games, mas não falar especificamente de nenhum videogame da Sega e nem sequer mencionar algo da SNK me parece algo injusto ou no mínimo tendencioso. Alguns podem argumentar que não sobraria tempo para o outro enfoque do documentário, mas ainda assim mantenho meu questionamento da seleção realizada.

O resto do tempo é gasto abordando assuntos sobre o processo de desenvolvimento dos jogos e sua relevância cultural e social. Ainda que tudo seja mostrado de forma superficial, acho bem vinda a ideia de discutir esses temas, principalmente para aqueles que não acompanham este mundo. Ponto positivo também para a discussão do tema da violência nos games e como essa mídia continua sendo acusada injustamente.

Em vários momentos durante o documentário é possível perceber que se trata de um produto de alguém apaixonado por games e feito para as pessoas que também amam essa mídia. Recheado de imagens históricas, curiosidades e cenas de jogos marcantes, este documentário é simplesmente obrigatório para qualquer gamer. Também recomendo para aqueles que tem curiosidade sobre o tema (ou para os pais que não entendem o "vício" de seus filhos) e desejam aprender mais sobre a indústria que movimenta bilhões de dólares anualmente e é considerada por muitos uma forma de arte.

Nenhum comentário