Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da Vez: Planeta dos Macacos:O Confronto


Epidemia, macacos inteligentes e humanos sobreviventes burros? E aí? E a história? Confira na análise abaixo

"-Macacos me mordam?" Não...Eles vão fazer algo muito pior


Nota imdb: 8,4 (até o dia da postagem): IMDB
Título original: Dawn of the Planet of the Apes
Ano de Lançamento: 2014
Estrelas: Gary Oldman(Batman, O Professional,entre outros), Jason Clarke(Zero Dark Thirty,The Chicago Code)Keri Russell(Felicity), Andy Serkis(Senhor dos Anéis e Hobbit, entre outros), Toby Kebbell(RocknRolla), Kirk Acevedo(Walking Dead e Fringe) e outros
Diretor: Matt Reeves(Deixe-me Entrar(o remake) e Felicity)
Sinopse: Dez anos depois dos eventos do primeiro filme, a comunidade de macacos inteligentes vive em paz na floresta sem notícias dos humanos os quais foram praticamente dizimados pelo vírus de alta mortalidade, assim como a luta entre os humanos sobreviventes. Porém a possibilidade de obter eletricidade de novo pode colocar as duas raças em conflito. 


Quase tão velho quanto comer banana...

Antes do review, um pequeno desvio... Desde do tempo que fui ver o infeliz remake de Tim Burton(2001), lembrei de uma coisa muito velha, provavelmente fruto já de reprises na TV Globo: O planeta dos homens. Pegando carona do sucesso do filme que demorou para chegar no Brasil, de 1976 até 1982 foi ao ar um programa humorístico já meio diferente. Você pode ver a abertura aqui. Depois veio a versão que ficou mais popular, lembrando que era ainda reflexo da segunda crise do petróleo, com os preços dos combustíveis nas alturas. Havia dois macacos basicamente, Sócrates e Charles: um esperto que sempre se dava bem e outro que fazia perguntas desconcertantes E já que estamos falando desse programa, vale muito a pena relembrar o fôlego humorístico de Jô Soares(e que também assinava o texto com outros grandes roteiristas da época como Luis Fernando Veríssimo) que fazia muito sucesso  nesse quadro
Mas voltando ao filme, 10 anos depois da liberação do vírus mortal e da revolta dos macacos que fugiram para floresta, relatado no primeiro filme do reboot, os macacos inteligentes formaram uma sociedade baseada em uma relação de comunidade e igualdade. Essa fase de "bons selvagens" é interrompida por incidente gerado pelos humanos sobreviventes que desejam restaurar a energia na cidade de São Francisco. E aí que o filme dá seus voos mais altos.
Primeiro pelo número de personagens na tela: a expressão, textura e jeito nos custa acreditar que de fato não foram usados nenhum primatas em cenas desse filme. Segundo porque o texto nos leva a refletir sobre a dificuldade de confiança entre dois grupos sobreviventes. Preconceitos e suas consequências são levadas a tal ponto que nos levam a refletir sobre quem são de fato os primitivos. Quem amam a violência e o quanto vemos uma situação parecida no nosso mundo.
Sim, há muitas cenas de ação. Há inclusive cenas que se relatadas a alguém que não viu o filme , fariam o mesmo desanimar um pouco (macacos falantes que cavalgam e usam fuzis são candidatos natos a memes da internet). Contudo, o dilema de César entre o compromisso com seu povo e com os humanos, conduzido pela controversa atuação de Andy Serkis(ele afirmou mais de uma vez que sua participação é muito mais relevante do que o enorme trabalho dos animadores que fizeram esse trabalho maravilhoso que evoluiu desde do último filme) e Toby Kebbel(no papel de Koba(apelido de infância de Stalin)) já vale do filme. A atuação simples de Gary Oldman e o fraco desempenho de Jason Clarke (versão econômica de Matthew McConaughey?) não fazem o filme ser uma macacada. Vale e justifica a nota tão alta no IMDB.

Se possível, por achar que ver esse clipe antes do filme pode diminuir a surpresa da obra, recomendo observar parte do trabalho enorme que foi executado para tornar o mais realista possível a experiência da obra.

Como já é uma tradição, temos mais um episódio do Bad Days falando do filme original do Planeta dos Macacos, lá dos anos 60.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário