Anúncio 1

Últimos Posts

Fica a dica: Imprima, publique ou venda seu livro pela internet


Há alguns anos eu resolvi escrever um livro. Foi meio que por acaso, pois sempre achei que, se fosse criar alguma história, seria para um filme ou jogo. De qualquer forma, nunca achei que conseguiria terminar, mas as coisas foram fluindo e, mesmo tendo demorado bastante, consegui finalizar o livro. Alguns amigos me ajudaram na revisão e eu parei naquela "versão doc" por muito tempo. Só recentemente eu decidi fazer uma última revisão e finalmente imprimir o livro pra guardar uma cópia física e ter algo mais "palpável". Mas aí eu esbarrei na grande questão que talvez também aflija outras pessoas: como imprimir o meu livro?

Depois de pesquisar com gráficas locais, vi que nenhuma delas poderia oferecer a qualidade que gostaria com uma tiragem pequena como eu desejava. Recorri então à internet e foi aí que descobri um site muito bacana que tinha exatamente a solução que precisava: o Blurb (br.blurb.com). Após um cadastro simples e rápido, através deste site é possível criar o seu livro usando inúmeros formatos pré-estabelecidos com variados tamanhos e qualidades, com folhas coloridas ou não, para todos os gostos e bolsos. Além de livros com texto, também é possível se criar foto-livros ou então livros que misturem fotos e textos.

O processo de criação do livro é bastante simples. O site tem uma ferramenta online que funciona muito bem para foto-livros. No meu caso, preferi baixar um programa grátis disponibilizado pelo próprio site (BookSmart) e que permite um maior controle na criação e edição do livro. Este programa tem integração total com o site e é bem fácil de se usar, disponibilizando inclusive importação de arquivos .doc para facilitar o processo. Uma vez finalizado o projeto, você pode fazer o upload e depois escolher o que fazer com sua obra-prima. Além de poder comprar cópias impressas, também é possível converter para versão ebook, vender seu livro no próprio Blurb ou até mesmo disponibilizá-lo para venda na Amazon (para aqueles com aspirações maiores!). Em termos de preços, achei bem razoável. Se você pedir pelo menos 20 exemplares o site já dá um desconto no valor final. No caso do meu livro, com um total de 198 páginas que imprimi no formato clássico com capa mole (colorida) e impressão em preto e branco em papel bege e sem revestimento, o preço foi de US$10,27 por cópia.

Posso dizer que estou muito satisfeito com o resultado final e recomendo a todos os que já escreveram seu livro mas ainda não possuem uma cópia física. Quando você recebe aquela encomenda e coloca nas suas mãos um livro com capa e seu nome como autor, não tem como evitar a emoção e até mesmo uma sensação de objetivo alcançado. E, mesmo que você não seja um "escritor de final de semana" como eu, fica aí a dica também para criar aqueles foto-livros para marcar seus momentos e datas especiais.

Nenhum comentário