Anúncio 1

Últimos Posts

Momento nostalgia: Os "filmes família" dos anos 80


O cinema é considerado uma expressão cultural e é muitas vezes chamado de "a sétima arte". Sendo assim, é comum que esta mídia reflita as tendências sociais da época em que se insere e os costumes e modismos associados. O retrato da nossa sociedade atual é algo que me preocupa, principalmente porque tenho um filho quase chegando. Eu cresci na década de 80 e me sinto afortunado por isso porque aquela época foi agraciada por uma grande leva de "filmes família", aqueles que agradam adultos e crianças mantendo uma inocência que hoje é vista como piegas e antiquada pelos jovens.

Este conceito de "filme família", ao meu ver, é bem mais amplo e não contém apenas os filmes de comédia ou com temática infantil. Eu considero um "filme família" qualquer película que consiga agradar todas as faixas etárias sem precisar apelar para violência, cenas fortes ou conteúdo sexual. Infelizmente, hoje em dia a maioria dos filmes possuem forte apelo sexual ou violência excessiva. Até mesmo nos filmes de comédia, é extremamente raro se ver um exemplar que não faça uso de piadas de duplo sentido, palavrões ou conteúdo sexual. Nos outros gêneros de filmes é ainda mais comum e isso me faz questionar aonde iremos parar. Parece que chegamos a um nível de violência e depravação na sociedade que essas coisas estão se tornando aceitáveis e corriqueiras ao ponto de nem questionarmos mais e dos cineastas terem que sempre buscar chocar mais para passar sua mensagem.

Isso não quer dizer que hoje em dia os "filmes família" estão extintos, apenas que são mais raros. Na minha opinião, os filmes de animação atuais são os que mais se encaixam neste gênero. Como o público alvo é quase sempre o infantil, qualquer conteúdo pesado precisa ser barrado. Ainda assim, como os estúdios sabem que os pais precisam acompanhar os filhos, muitos desses filmes possuem uma história capaz de agradar a todas as idades, como em "Up! Altas Aventuras" e "Uma aventura Lego". Fugindo um pouco do gênero de animação, podemos citar as sagas "Harry Potter" e "O Senhos dos Anéis" como exemplos de filmes capazes de agradar a toda a família.

Mas basta voltar no tempo uns 30 anos para confirmar o quanto era mais fácil achar um "filme família". A década de 80 está recheada de exemplos, alguns até já citados por mim em um post sobre a Sessão da Tarde (veja aqui). Filmes como "De Volta para o Futuro", "Indiana Jones" e "Guerra nas Estrelas" são bons exemplos de como é possível se entreter o espectador sem precisar apelar. Por isso que a minha coleção de clássicos é em sua maioria formada por filmes dessa época. Cineastas como Steven Spielberg e John Hughes (R.I.P) são grandes exemplos de seguidores deste entretenimento sadio. Espero poder mostrar ao meu filho estes filmes e torço para que ele também reconheça o valor de uma diversão descompromissada e inocente.

Para finalizar, vou deixar a já tradicional lista com meu "Top 10 filmes família da década de 80". Além de excluir os já citados no post sobre a Sessão da Tarde, darei preferência àqueles filmes que realmente possam agradar todas as idades, sem restrições. Vale lembrar que esta lista reflete a minha opinião pessoal e encorajo todos que desejem a deixar comentários sugerindo outros nomes ou listas.

1) De Volta para o Futuro (1985)

Quando perguntado qual o meu filme favorito de todos os tempos, este é o escolhido. O motivo, para mim, é o fato dele possuir quase tudo em um único pacote: aventura, ficção, comédia, romance, etc. E claro, tudo isso dentro de uma história excepcionalmente criada, com personagens cativantes e atores à sua altura. Todos os três filmes são ótimos, mas dentre eles este é meu escolhido. Não é à toa que até hoje sempre vem um sorriso em meu rosto ao ouvir a música "The Power of Love".

2) Star Wars Episódio V - O Império Contra-Ataca (1980)

"Há muito tempo atrás em uma galáxia muito distante..." Pois é, há muito tempo mesmo que não temos um filme tão bom que explore o universo criado por George Lucas. Curiosamente (ou felizmente?), este filme não foi dirigido por ele. Considerado por muitos o melhor da série, ele traz grandes batalhas estelares e lutas marcantes de sabres de luz. Isso sem falar, claro, do Yoda e de uma das falas (e segredos) mais marcantes da história do cinema: "I am your father!".

3) Os Caçadores da Arca Perdida (1981)

O primeiro filme da série do arqueólogo aventureiro é aquele que, ao meu ver, possui  o maior carisma e diversão, criando uma das franquias mais famosas e bem sucedidas do cinema. Harrison Ford está em plena ascensão nesta película e mostra seu talento ao provar que não nasceu apenas para fazer Han Solo. Eu bem que pensei em virar arqueólogo depois desse filme!

4) Goonies (1985)

Apesar de seu um filme com temática essencialmente infantil, é impossível negar o carisma e o impacto que este filme causa nos espectadores. Com um time de estrelas mirins super afiado e uma história encantadora, desafio qualquer adulto a assistir a este clássico e dizer que não se divertiu nem um pouco.

5) Quero ser Grande (1984)

Claro que eu não deixaria de fora da lista o meu ator favorito: Tom Hanks! Este é um dos maiores exemplares de sua "fase comédia" e criou a história tão copiada da criança que vira adulto e precisa se adaptar. O mais engraçado é que até hoje eu adoraria montar minha casa do jeito que ele fez no filme.... só não contem isso para a minha esposa!

6) Rocky III (1982)

Também seria injusto não incluir um filme de Stallone na lista, principalmente porque este ator é uma das pessoas que defendem o entretenimento saudável para toda a família, algo que pode ser comprovado em quase todos os filmes que escreveu e dirigiu. No terceiro capítulo da saga de Rocky Balboa, o garanhão italiano precisa provar que merece seu cinturão e enfrenta um de seus adversários mais difíceis

7) Férias Frustradas (1985)

Fiz questão de colocar também um filme de John Hughes, o mago da década de 80 e dos "filmes família". E nada melhor do que escolher o filme sobre uma família que decide sair de férias e acada se envolvendo em inúmeras aventuras e trapalhadas.

8) Um Príncipe em Nova York (1988)

Se neste filme Eddie Murphy faz o papel de príncipe, talvez na vida real ele possa ser considerado o rei da comédia nos anos 80. Aqui ele interpreta um príncipe africano que decide ir para Nova York e experimentar a vida de um cidadão americano comum. Mesmo sabendo que hoje Eddie está mais para bobo da corte, este filme, recheado de momentos antológicos, é sem dúvidas um dos pontos altos da carreira do ator.

9) Admiradora Secreta (1985)

Mesmo sendo um filme que foca em um público adolescente, escolhi este porque ele também dá destaque aos pais dos protagonistas. Contando com o ex-galã adolescente C. Thomas Howell e com uma iniciante Kelly Preston, este filme é um receita para muitas risadas para toda a família. Quem diria que uma carta poderia causar tanta dor de cabeça!

10) Roxanne (1987)

Um romance bem mamão com açúcar recheado com saborosas pitadas de comédia, este filme traz o grande Steve Martin em uma de suas atuações mais marcantes, além de exibir toda a beleza de Daryl Hannah. Um entretenimento descompromissado que só aumenta a minha saudade desta época!

2 comentários:

  1. Poxa ... Ninguém colocou Um morto muito loco (Weekend at Burnies) ... esse foi zica !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, valeu pelo comentário! Pois é, acredite ou não, eu só assisti ao "Morto muito louco" ontem! kkkkkkk. Com certeza um clássico dos anos 80!

      Excluir