Anúncio 1

Últimos Posts

Momento nostalgia: A Sessão da Tarde na minha infância


Na minha infância, a partir dos 9 anos de idade eu passei muito tempo dentro de casa. Antes disso, minha família morava em um condomínio fechado onde todos conheciam todos, as crianças brincavam juntas e os pais podiam ficar despreocupados em termos de segurança. Depois que mudamos de cidade, minha realidade mudou. Minha mãe se preocupou mais com minha segurança e me incentivou a ficar mais em casa jogando videogame ou assistindo TV. Durante as férias, eu ia para a casa dos primos e podia brincar livremente na rua, algo que todas as crianças devem experimentar. Mas na maior parte do ano eu ainda ficava dentro do apartamento. E foi justamente nesta época que minha paixão por games e filmes se desenvolveu.

No quesito de filmes, em uma época onde eu não tinha acesso a internet (nem a computadores, na verdade) e o aluguel de filmes era limitado, eu dependia muito da programação aberta da TV. Neste cenário, a Sessão da Tarde desempenhou papel fundamental na construção do meu gosto cinematográfico. Mesmo para os filmes que assisti antes no cinema ou da locadora, foi a repetição na TV que me fez apreciá-los melhor e o que fez que muitos destes filmes estejam hoje na minha lista de favoritos.

Sendo assim, posso dizer que tive muita sorte de pegar a "fase áurea" da Sessão da Tarde, na qual a grade de filmes era formada em sua maioria pelos "clássicos" da década de 80 e, nas férias, pelos filmes dos Trapalhões e da Xuxa (nem tudo é perfeito). Já faz um bom tempo que não assisto esse programa, mas das poucas vezes que me interessei posso dizer que fiquei frustrado. Durante um período em que fiz academia no fim da tarde e consegui pegar o final da exibição dos filmes, percebi que hoje a maioria é formada por aqueles filmes que nem sequer chegaram ao cinema (B movies), grande parte com a temática teen irritante e superficial de hoje em dia. Claro que de vez em quando ainda passam filmes bons, mas acho que, pelo menos para o meu gosto de velho saudosista e rabugento, a Sessão da Tarde de hoje perdeu seu encanto.

Como disse anteriormente, vários dos meus filmes favoritos eram frequentadores assíduos da Sessão da Tarde durante minha infância e adolescência. Filmes como "De Volta Para o Futuro", "Caça-fantasmas", "Aventureiros do Bairro Proibido" e "Um Tira da Pesada embalaram minhas tardes e encheram elas de diversão grátis e descompromissada. Se hoje eu sou um cara com gosto eclético (apesar de tendenciosamente hollywoodiano), com certeza isso teve origem nessa época.

Acredito que os motivos que fizeram a Sessão da Tarde mudar não são tão óbvios. Talvez seja um reflexo da mudança nos costumes sociais. Hoje o acesso à mídia é muito mais fácil e qualquer criança pode abrir um Netflix e assistir a filmes quando quiser. As crianças também não possuem tanto tempo livre como antigamente e a agenda recheada de algumas daria inveja a executivos da minha época. Os costumes também mudaram e a inocência da década de 80, da qual tenho tanta saudade, hoje é vista como algo bobo e ultrapassado. O fato é que a Sessão da Tarde mudou, ao meu ver, para pior. Mesmo assim, preciso reconhecer o papel  importante que ela teve em prover diversão na minha infância. Quem cresceu na minha época também deve ter boas memórias deste programa. 

Sendo assim, para fechar corretamente este post, fazendo justiça a este programa tão significativo do meu passado, me sinto no dever de listar aqui o meu "top ten" da Sessão da Tarde. Quem acompanha o blog (cri...cri...cri...) sabe que eu já fiz várias listas, mas devo confessar que essa foi uma das mais difíceis! Tive que deixar vários filmes de fora (sorry, Goonies!!!). Mas vamos lá:

1) Curtindo A Vida Adoidado

 

Se fazer a lista dos meus ""top ten" foi difícil, escolher o melhor de todos foi mais fácil que roubar pirulito de banguela. Este filme tem tudo o que fazia a Sessão da Tarde um dos meus momentos favoritos do dia e é um verdadeiro clássico do cinema daquele tempo. Ferris Bueller foi um ícone para muitos jovens desta época onde os adolescentes já precisavam se preocupar ainda no colegial com coisas de adulto, como escolher uma profissão e se preparar para ser bem sucedido. Os atores, liderados por Mathew Brodderick no seu momento mais brilhante, tiveram atuações memoráveis e ajudaram a forjar esta obra-prima do diretor John Hughes, o mestre dos filmes dos anos 80. Owwww Yeahhhhhhhh!

2) Antes só do que mal acompanhado


O que seria da Sessão da Tarde se não fosse pelo Steve Martin e pelo John Candy? E que tal um filme com os dois juntos eu seu auge e dirigido pelo John Hughes? Pois é, não tinha como dar errado. Este filme é um das minhas comédias favoritas e retrata as desventuras de dois caras, um normal e outro folgado, que acabam juntos em uma jornada para chegarem em casa antes do Dia de Ação de Graças. E, ao contrário do filme, tudo na viagem deles dá errado em momentos hilários que estão gravados em minha memória cinéfila para sempre.

3) Um Tira da Pesada


Outra figurinha tarimbada da Sessão da Tarde, Eddie Murphy está impagável neste que talvez seja o melhor filme de toda a sua carreira. Fazendo o papel de policial desleixado e espertalhão, ele arranca risos da mesma forma que carrega com competência as cenas de ação. Com uma trilha sonora marcante e uma atmosfera que transpira anos 80, este filme acabou virando uma trilogia e marcou época nas minha tardes!

4) Um Dia a Casa Cai


Também não poderia deixar de fora um dos filmes de Tom Hanks em sua "fase comédia". Mesmo com outros concorrentes de peso (como Splash ou Querto Ser Grande), decidi escolher aquele que mais me fez rir. Tom Hanks usa e abusa de suas caretas nesta comédia sobre um casal que compra uma mansão por uma pechincha para depois descobrir que não existe almoço grátis e vivenciar situações engraçadíssimas enquanto a casa se desintegra. E quando decidem fazer a reforma, as coisas só pioram! Recomendo a todos que querem investir em imóveis.

5) Karate Kid


Hoje no trabalho eu tenho um "card" que veio no meu DVD do Karate Kid. Ele traz uma foto do Daniel "San" treinando ao lado do Sr. Miyagi e a frase "Aprender a lutar para não lutar". Para mim isso é uma verdade, assim como o fato deste filme ser um dos meus clássicos de infância. A figura carismática de Pat Morita imortalizou a imagem do "velho bom de briga" e o eterno adolescente Ralph Machio se encaixou perfeitamente no papel de saco de pancadas de valentões. As músicas gritam anos 80, assim como o figurino e o tom inocente do filme. Recentemente, Hollywood cometeu mais um sacrilégio ao fazer o reboot da franquia, mas desta vez usando o filho do Will Smith (até aí tudo bem) e fazendo ele aprender Kung Fu na China! Peraí, então deveriam ter criado uma nova franquia: Kung Fu Kid!




6) Mulher Nota 1000


Mais um filme de John Hughes? Assim não dá! Bem que eu tentei, mas não tem como fazer uma lista de filmes dessa época sem colocar as obras do diretor no mexido. Ainda mais quando ele coloca como estrela uma das mulheres mais desejadas daquele tempo: Kelly LeBrok (um pouco magra para meu gosto). Isso sem falar de uma interpretação magnífica de Bill Paxton como o "irmão-mais-velho-xarope" e a participação do grande Robert "Tony Stark" Downey Jr. como um adolescente praticante de bullying! Embasamento científico para criar uma mulher a partir de um computador e uma boneca? Sutiãs na cabeça!

7) Um robô em curto-circuito 2


Ao meu ver, este filme é um bom exemplo de continuação que supera o filme anterior. Desta vez acompanhamos as desventuras do robô consciente Johnny Five na cidade, quando se envolve em altas confusões por causa da sua inocência. Nunca mais ouvi falar dos atores deste filme, mas isso não diminui o seu brilho. Principalmente porque até hoje lembro com saudades daquele robozinho de pés de esteira e cabeça de binóculos enquanto ele sangrava fluido de bateria e corria atrás dos bandidos com "cabelo moicano" ao som de "Holding Out for a Hero" da Bonnie Tyler!

8) Te pego lá fora


Talvez esse seja desconhecido de alguns, mas para mim era presença indispensável na lista. Situado quase totalmente dentro da escola, o filme traz todas as confusões de um nerd que acaba arranjando briga com o "novato delinquente". A tensão e o humor mantém o ritmo deste longa que precisa ganhar uma versão para BluRay!

9) Guerreiros de Fogo


Seria um crime deixar de fora um filme medieval da lista! E nada melhor do que escolher aquele que tem o personagem que hoje dá nome a todos os meus guerreiros: Kalidor. Tudo bem que na verdade ele deveria se chamar Conan (afinal de contas, o filme é da Sonja!), mas isso não justifica deixar passar uma das poucas chances de se ver o "ex-Governator" como coadjuvante. Cheio de efeitos especiais trashs e personagens profundos como um pires, este filme é um representante digno do "cinema pipoca" da época. E a presença do "Pequeno Mestre" é apenas a cereja do bolo para fechar a conta e passar a régua!

10) Falcão, o Campeão dos Campeões


Quase que termino a lista sem nenhum filme do Stallone! Dentre tantos clássicos desse ator tão expressivo (sua boca torta fala mais do que mil palavras!) como Rambo, Rocky, Cobra, você pode questionar minha escolha. Mas este é o exemplar que, ao meu ver, mais representa o estilo Sessão da Tarde: músicas anos 80, história família e cativante, momentos hilários (tipo o cara tomando óleo de caminhão) e final emocionante. Quem nunca "virou o boné" pra brincar de queda-de-braço com os colegas que atire a primeira pedra.


Nenhum comentário