Fica a Dica: Senhas - que cuidados ter?
Cuidados simples podem evitar muita dor de cabeça
Em janeiro de 2013, a excelente Wired inglesa relatou o caso do jornalista Mat Honan que teve sua conta na Apple inicialmente invadida, assim como outros serviço de Internet, trazendo prejuízo financeiro, dados perdidos e imagem manchada por comentários que não foram feitos por ele no Twitter. Tudo isso fruto de um ataque de engenharia social no serviço de ajuda telefônica da Apple nos EUA.
Como expõem o jornalista na matéria(http://www.wired.co.uk/magazine/archive/2013/01/features/hacked), há muitos perigos aos internaltas de hoje: seja código malicioso que pode não só "escutar" o que é digitado no teclado da vítima, seja por um link que instalou algum software sem o conhecimento do usuário(daí a importância de um bom antivírus e não ficar clicando em coisas suspeitas) ou por desvio de dados para páginas que são replicas perfeitas de bancos, serviços de email, etc.
Nesse post iremos tentar resumir dicas do que não fazer e as boas práticas que devem ser incentivadas.
Dicas do que não fazer:
- Não use senhas muito previsíveis: aí ,infelizmente , a arte imita , e muito bem, a vida: não é raro ,hoje em dia, seriados mostrarem protagonistas adivinhando senhas por frases ou palavras que estão na estação de trabalho da "vítima" ou com exemplos clássicos de erros como "123456", "senha" ou "******"(sim, isso é muito comum). Um bom site é aquele que realiza uma crítica da senha candidata e não permite algo tão previsível.
Dicas de boas práticas quanto a senhas:
- Defina um email apenas
para recuperação e confirmação de trocas de senha: um email que seja
diferente do que você usa no dia a dia e também que não relembre algum
email frequentemente utilizado por você. Nomes próprios, apelidos e pequenas variações do seu email utilizado no dia a dia podem dar um ponto a ser atacado.
Nenhum comentário