Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez:Trapaça

Por que esse filme tem dividido tanto opiniões da crítica e público?


Nota imdb: 7,7 no momento da postagem(http://www.imdb.com/title/tt1800241/)
Título original: American Hustler
Ano de Lançamento: 2013
Diretor: David O. Russell
Estrelas: Christian Bale, Amy Adams, Bradley Cooper, Jeremy Renner, Jennifer Lawrence e Robert De Niro
Sinopse: Em meio a uma operação para capturar congressistas americanos corruptos , pós Nixon, chamada Abscam, o casal de vigaristas Irving Rosenfeld e Sydney Prosser(Christian Bale e Amy Adams) são obrigados, por um dedicado agente do FBI, Richie DiMaso (Bradley Cooper) a servirem de isca para capturar maiores peixes no mar de corrupção.

Acho que parte do truque de um bom filme é gerar a necessidade de comentá-lo, o post-mortem da obra. E esse filme tem gerado esse efeito também pela enorme divergência entre a critica especializada e o publico geral.

Claro que a presença de um forte candidato à corrida do Oscar que também trata de ilusões e dinheiro, o Lobo de Wall-Street, gera um desagradável sentimento de comparação desse filme com o Trapaça.  Há referencias indiretas ao longo do filme ao diretor de Lobo, Martin Scorsese, seja pela condução, a influencia dos italo-americanos, até à violência repentina(e aí a surpresa da participação especial de alguém que nem foi creditado, estranhamente). Só que o filme vai polemicamente além disso.

Em uma pergunta direta, o filme é bom, mas não é excelente. A condução da história é confusa(provavelmente por causa da influência forte do diretor que é famoso por mudar falas e sequências, além de exigir muito psicologicamente dos atores), a atuação de alguns é fraca(e de novo Bradley Cooper deixa a bola cair, tal como O Lado Bom da Vida que teria um potencial muito maior do que foi entregue), há furos de plot e algumas "barrigas". E falando em barrigas, Bale está com uma que eu, gordinho, posso dizer que é de respeito. Ele entrega uma boa performance, mas nada surpreendente. Jeremy Renner, como o prefeito boa-praça Carmine Polito, é boa, porém não podemos comentar mais sem dar spoilers.

No entanto, temos boas surpresas como a ótima atuação de Amy Adams que conseguiu me fazer esquecer daquela sensação de que algum Muppet iria aparecer a qualquer momento. Ela conseguiu entregar à personagem justamente a essência do filme: todos ali estão em uma luta de sobrevivência e, para tanto, todos os truques serão usados.  De personagem sexy até alguém que está no limite da sanidade, ela conseguiu a versatilidade que se precisava.  E como rival dela, temos Jennifer Lawrence em uma irritante quase ex-esposa de Bale, Rosalyn, que também dá esse tom de luta pelo status e sobrevivência. E como ela está linda!

Ainda na boas coisas do filme, há pequenos "presentes", desde da escolha da trilha sonora, alguns diálogos e fotografia que talvez, talvez, fossem melhor explorados se dirigidos com menos indecisão.O clima de truque-drama-assalto a banco-filme de máfia-comédia deveria ter sido mais "assado" do que foi exposto à mesa.

2 comentários:

  1. Talvez tenha sido por ter assistido ao filme com baixa expectativa, mas devo dizer que gostei bastante da película. A história é boa e, apesar de ter uma duração grande, o filme consegue manter o interesse do espectador. Não achei que a condução do filme tenha sido indecisa pois parece condizente com a pegada do diretor nos seus filmes anteriores. A comparação com o Lobo de Wall Street é válida, mas aqui o diretor exagera bem menos e privilegia a provocação e a sensualidade ao invés da imoralidade explícita de Scorsese.

    O destaque do filme vai mesmo para as interpretações. É uma injustiça não destacar o empenho e a entrega de Christian Bale que, ao invés de usar apenas maquiagem e próteses, ganhou peso e se transformou completamente no vigarista estressado e fora de forma. Bradley Cooper cumpre bem seu papel dentro de suas limitações e encarna o agente federal destemperado. Amy Adams explode em sensualidade e carisma, mas não acho que com uma atuação digna de orscar. O mesmo vale para Jennifer Lawrence, que tem pouco tempo na película e não merece superar outras atrizes concorrentes ao prêmio de coadjuvante.

    Para as pessoas que esperavam algo mais fantasioso como "11 Homens e um Segredo" ou um desfile de atrocidades como "O Lobo de Wall Street", este filme definitivamente não irá agradar. Mas isto não tira o mérito desta película que, apesar de não merecer oscars, continua sendo fonte de ótima diversão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí co-editor! Aliás, sobre o peso do Bale, o corpo dele deve sempre estar pensando:"Essa cara de zoando comigo!?!". Do O Operário , O Sobrevivente , O Vencedor, os Batmans e agora esse filme...Hehehehe... Ele deve ter um senhor endo! :)
      E viva a democracia! :)

      Excluir