Anúncio 1

Últimos Posts

Momento nostalgia: Lembranças do meu Playstation One


Os ávidos leitores do mexido (tantos que daria pra contar nos dedos da mão!) devem saber que fui um segamaníaco. Em 1994 eu estava com o meu Sega Saturn e afundando junto com a gigante japonesa mãe do porco espinho. Quem quiser saber mais sobre isso pode ler o terceiro capítulo da "Saga de um Segamaníaco" aqui. Neste ano foi lançado o primeiro console da Sony que inaugurou esse nicho de mercado para a empresa: o Playstation (hoje também conhecido como Playstation One ou simplesmente PSOne). Poucos sabem que na verdade o videogame nasceu a partir de uma parceria com a Nintendo para desenvolver um leitor de CDs para o Super Nes e fazer frente ao concorrente da Sega. A parceria foi rompida, o que fez a irritada Sony continuar sozinha com o desenvolvimento e entrar no mercado de consoles. Pois é, quem diria, a Nintendo criou um dos seus concorrentes mais implacáveis da atualidade. A consequência disto foi uma revolução no mercado e o início da história de sucesso da marca Playstation (com alguns percalços, claro) e que hoje possui uma verdadeira legião de fãs devotos no mundo todo (os "sonistas").

Quem quiser saber detalhes acurados sobre a história do console, por favor procure no google. No entanto, vale ressaltar que seu sucesso se deveu principalmente à facilidade de programação aliada à "revolução do CD". Além disso, o fato do videogame ser totalmente "Jack Sparrow friendly" (ou seja, aceitar CDs piratas sem restrição) ajudou a impulsionar suas vendas nos mercados emergentes (Brasil...sil...sil...sil) e a criar uma grande base instalada de consumidores. Também é preciso destacar o papel fundamental que o famoso controle Dual Shock teve nesta fórmula vencedora (o design permaneceu praticamente inalterado por anos).

Como já havia dito no post referenciado acima, tomei um "tombo" na venda do meu Saturn e fiquei sem videogame por algum tempo. Depois desse calvário, eu e meus irmãos ganhamos de presente um Playstation de presente de natal. Meu preconceito com o console que, em suas primeiras versões precisava ficar de cabeça pra baixo pra funcionar, já havia passado e fui conquistado pela imensa quantidade de bons jogos. Talvez essa tenha sido a época em que mais joguei na minha vida. Lembro de um episódio curioso: aluguei Final Fantasy VII no sábado pela manhã para jogar em um final de semana (naquela época ainda se alugava jogos) e quando fui devolver o jogo na segunda-feira cedo o meu save game marcava 27 horas de jogo! 

Mas, sem dúvida nenhuma, o game que mais joguei neste maravilhoso console (e talvez o que mais joguei em toda a minha vida!), foi Diablo. A adaptação da primeira iteração do clássico RPG de ação do PC ficou fantástica e ainda dava pra se aventurar em dupla nos dungeons descendentes que conduzem o jogador ao confronto final contra o "coisa ruim" em pessoa.

Nem todos devem saber que, assim como as empresas concorrentes, naquela época a Sony também havia adotado um "mascote" para representar a marca Playstation. Se tratava do agora esquecido Crash Bandicoot, que estrelou vários jogos antes de virar multiplataforma e depois cair no esquecimento. A imagem a seguir mostra o bichinho enjeitado que, pasmem, não é uma raposa ou um cachorro, mas sim um Bandicoot mesmo (http://en.wikipedia.org/wiki/Bandicoot):

O fato é que este console me proporcionou uma diversão fantástica e me apresentou a muitas franquias que até hoje são algumas das minhas favoritas: Metal Gear, Silent Hill, Tomb Raider, etc. Seu sucesso elevou a Sony ao patamar de grande no mundo dos consoles e preparou o terreno para o lançamento de seu sucessor, permitindo que o Playstation 2 fosse o videogame mais vendido de todos os tempos.

Antes de finalizar, para manter a tradição, vou montar uma lista com meu Top 5 de jogos do console. Com certeza cometerei injustiças e aviso que as escolhas são pessoais e não devem ser levadas a sério (como mais da metade do que escrevo). Encorajo a quem quiser postar suas listas ou comentários abaixo.

1) Diablo

Como já disse, este foi o jogo em que mais dediquei tempo em toda a minha vida. Foi a partir de seu lançamento que o vírus de "RPG de ação medieval" me contaminou de vez e até hoje me faz passar horas a fio com novos representantes do estilo. Naquela época, o fato de poder usar o joystick (odeio jogar Diablo com mouse e teclado) e jogar com um colega simultaneamente foram decisivos para expandir esse vício. O estilo clássico do jogo me fisgou e consegui montar personagens "bombados" com todas as três classes. Até hoje me lembro do nome da katana que meu "guerreirão" Kalydor tinha: "King's Great Sword of the Heavens". E mesmo depois que vendi meu PSOne, voltei a jogar no PSP e refiz todos os personagens. Deixa eu parar de escrever porque já tá dando vontade de jogar novamente : )

2) Metal Gear Solid

"Snake, what happened? Snake? Snaaaaaaaaaaaaaake!!!!". Os viciados de plantão devem reconhecer esta fala que era colocada sempre após a morte do protagonista. Este jogo criou um novo estilo de "Stealh Action" que inovou os jogos de ação permitindo abordagens variadas para se alcançar o objetivo sem necessariamente ter que sair matando todo mundo. Na verdade, esta seria a pior escolha neste caso. Além disso, uma história totalmente alucinante com conspirações internacionais, "boss fights" apoteóticas e um vilão memorável e tão imortal quanto o Jason (Liquid Snake) ajudaram a colocar este jogo entre os melhores da franquia. Isso sem falar que o Psycho Mantis lia os seus savegames do memory card (impagável!!!).

3) Gran Turismo 2

O primeiro jogo da série já foi revolucionário, mas foi na sua segunda iteração que a franquia mostrou sua obsessão em busca do perfeccionismo e da simulação realista. Fazendo jus ao slogan de "The Real Driving Simulator", o jogo trouxe gráficos realistas em dois cds recheados de carros e um modo de carreira com dezenas de horas de diversão, incluindo modos de jogo inovadores como rally. Ah que saudades do meu GTO Twin Turbo '92 tunado! 

4) Tomb Raider

Antes de Lara Croft se transformar em um "sex symbol" e trazer sorrisos aos marmanjos com sua curvas e dotes deslumbrantes, ela já foi meio "quadrada" (deu uma sacada na baranga aí em cima?). O jogo onde tudo começou trouxe o suspense e a fantasia para a vida de uma arqueóloga aventureira (eu já vi isso em algum lugar, mas tenho certeza que o protagonista usava um chapéu Fedora). Mas ao invés de um chicote ela carrega duas desert eagles e muita coragem para pular de cachoeiras e enfrentar até tiranossauros rex raivosos!

5) Winning Eleven (Pro Evolution Soccer)


Tudo bem que meu vício por jogos de futebol tenha começado com a série "International Super Star Soccer" da Konami, mas foi a evolução dessa franquia, renomeada para Winning Eleven e depois para Pro Evolution Soccer, que me transformou em um atleta virtual. No Playstation, a série criou as bases para a fórmula que liderou o estilo de simulação de futebol por vários anos até ser superada pela EA Sports e sua franquia Fifa. Quantas partidas memoráveis disputei com meu irmão neste jogo!

Nenhum comentário