Anúncio 1

Últimos Posts

Fica a Dica:House of Cards

Como uma série pode fazer cidadãos mais conscientes


Maquiavel em aulas práticas

Esse fim de semana fiz uma maratona de epsódios do House of Cards, segunda temporada, concluindo as treze partes que compoem a temporada dois e posso afirmar que ela continua sendo uma excepcional série para compreender como a política é feita hoje em dia. 

Para uma série com impressionantes 9.0 no imdb, um prêmio Emmy e um Globo de Ouro,  uma excepcional audiência, e tudo isso produzida por uma rede de conteúdo por streamming, no caso a NetFlix, empresa que realmente vem mostrando porque quer ser uma HBO em breve(uma nova temporada confirmada antes do lançamento da segunda), a obra conta com quase inédita liberdade para tratar de assuntos espinhosos da história recente que contrasta com a aparente boa relação com o poder no mundo real. Explica-se: o próprio Obama se declarou super fã e até rendeu uma brincadeira com integrantes do governo dele, como pode ser visto nesse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=X7FVYJ6ONXk . Há até o tweet dele comemorou a volta da série pedindo nenhum spoiller da serie: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2014/02/1412560-astro-de-house-of-cards-responde-obama-aproveite-os-episodios.shtml.

E de fato a série não é só uma história sobre o processo de vingança de Francis(interpretado por Kevin Spacey) desde do momento que ele não foi indicado Secretário de Defesa, se empenhando a partir daí em derrubar o governo que o traiu, a interessante relação de forças no congresso americano, assim como a curiosa relação imprensa/poder. A série também mostra a dinâmica cace ou seja caçado que queima ou elimina qualquer um que não entende esse estilo de jogo.

Na segunda temporada teremos a continuação da tentativa de escala de Francis rumo à presidência, sendo que a série ganha o merito de criar um mundo paralelo com problemas e soluções muito semelhantes à história recente dos EUA, sendo relacionados problemas como a redefinição da idade de aposentadoria, a guerra comercial com a China, assédio sexual no Exército, a crise energética, a ameaça de paralisação do governo por causa do teto da dívida e o quase conflito China/Japão/EUA. Isso pode gerar, quiçá , até o fim da então amigável relação entre a produção e o governo.

Ao contrário da primeira temporada que era livre a assinantes ou não, essa nova exige que seja feito o vinculo com a NetFlix(mega dica: o acervo dela no Brasil melhorou, mas não se compara ainda com a do EUA. Só que mesmo assim ainda é possível, por meio de um plugin a ser instalado em um browser, de preferência que você não use para transações bancárias, não só acessar o NetFlix americano, como também Hulu e outros serviços. O caminho das pedras se encontra aqui: http://garotasgeeks.omelete.uol.com.br/2013/09/04/tutorial-como-ter-acesso-a-biblioteca-americana-do-netflix/ ). Mesmo assim, se você ainda não usou o seu primeiro mês de graça na empresa, vale gastá-lo nele e no Orange is The New Black, série que será comentada em breve aqui no blog.

E por que o cidadão comum se beneficia assistindo essa série? Por ele pode ter uma visão mais crítica e pragmática de não só como é feita a política, mas também como ela é apresentada a sociedade. Eu diria que é uma série obrigatória para um eleitor mais consciente. Vale muito a pena!

Nenhum comentário