Anúncio 1

Últimos Posts

Momento nostalgia: Os desenhos animados da minha infância


Confesso que não consigo nem entender muitos dos desenhos animados que as crianças de hoje em dia assistem. Não estou falando dos filmes de animação que, na maioria das vezes, possuem história com conteúdo capaz de agradar todas as idades. Me refiro aos desenhos que passam na TV aberta ou a cabo. Por isso, decidi tirar a poeira do meu Delorean e voltar no tempo para falar dos desenhos que mais gostava na minha infância.

Para quem cresceu nos anos 80, com certeza não faltaram desenhos animados para assistir, com opções voltadas para crianças ou adolescentes. Na minha opinião, os desenhos daquela época eram muito mais simples e fáceis de se seguir: havia um enredo básico que se repetia em cada episódio, os traços eram mais tradicionais e compreensíveis e até as músicas soavam mais carismáticas.

Hoje em dia, ao meu ver, os desenhos estão bem mais "psicodélicos", com traços mais abstratos e personagens totalmente malucos. Um dia sentei com minha sobrinha para assistir a um desenho na TV e fiquei tentando entender quem foi o elemento do mal que pensou naquele personagem que parecia um borrão, tinha voz de menino mas era na verdade uma menina. E o mais engraçado é que as crianças realmente parecem gostar disso. Claro que ainda existem desenhos que seguem uma fórmula mais tradicional, mas até esses sofrem na minha opinião de uma falta de carisma. Talvez seja a evolução natural das coisas e daqui há alguns anos essas mesmas crianças estarão maiores e também irão estranhar os novos desenhos da moda.

De qualquer forma, irei listar aqui os cinco desenhos favoritos da minha infância/adolescência. Se o caro leitor for da geração atual, sugiro o exercício de assistir a pelo menos um episódio de um desses desenhos (no youtube tem tudo!), para conhecer o que fazia sucesso antigamente. Se você é da minha época, aperte os cintos e prepare-se para mais uma viagem no túnel do tempo:

1) X-Men: a série animada

Conheci esse desenho na minha pré-adolescência e foi através dele que tive meu primeiro contato com os heróis da Marvel. A partir daí, comecei a ler os quadrinhos e a me interessar cada vez mais pelo universo. Mesmo estando no formato de desenho, a história era bem escrita e não deixava de lado os conflitos mais adultos, retratando triângulos amorosos, traição e vingança. Na minha modesta opinião, até hoje este é o melhor desenho já feito para o universo Marvel.

2) Dragon Ball

Me refiro a todas as fazes da franquia, sendo a primeira a que possui a temática mais infantil, enquanto a "era Z" agrada aos mais velhinhos (às vezes, bem velhinhos mesmo, como eu). Com estilo irreverente e recheado de ação e lutas eletrizantes, esse desenho mostra a jornada de Goku desde sua época de pirralho até sua idade mais avançada no papel de pai e marido. Apesar da "embromation" sinistra que fazia as lutas durarem semanas, este desenho japonês conquistou inúmeros fãs e alguns mesmo depois de crescidos ainda continuam seguindo a série em seus novos filmes ou aparições em games.

3) Caverna do Dragão

Quem nunca ouviu falar do "Mestre dos Magos" ou do "Vingador"? Esse desenho cativou a galerinha da minha época com a história de um grupo de jovens que vai parar em um mundo mágico e precisa encontrar o caminho de volta para casa. Infelizmente, um episódio final nunca foi feito, apesar dos boatos e roteiros alternativos que circularam pela internet. Mas isso não diminui o brilho desse desenho e a diversão que ele pode trazer. Mas com certeza às vezes dá vontade de gritar: deixa esse unicórnio chato prá lá!!!

4) Thundercats

"Thunder, thunder, thundercats, howwwwwwww!" Essa frase foi imortalizada por esse desenho onde os gatos do espaço precisavam combater Mun-ha (o ser eterno!!!), um dos vilões mais carismáticos dos desenhos da época. Com uma trilha sonora empolgante e qualidade visual anos-luz à frente da concorrência, esse desenho fez sucesso por muitos anos e até hoje é reverenciado. Que Tumbler que nada, eu queria era ter um "Thundertank" na minha garagem!

5) He-Man

Apesar do filme horroroso derivado da série e estrelado pelo Drago (e de onde saiu aquele maldito Guildor??!!), esse desenho fez muito sucesso retratando as aventuras do príncipe Adam salvando o reino de Eternia dos malfeitores liderados pelo Esqueleto. Posteriormente, até um "spin off" foi criado com a versão feminina do herói, denominada She-Ha, gerando inclusive momentos de "crossovers" inéditos para a época. Eu achava engraçado as "cenas reaproveitadas" que eram mostradas pelo menos uma vez por episódio: a cena do he-man correndo, a cena dele rolando e a cena dele jogando uma pedra. Falando em coisas engraçadas, quem nunca ouviu a dublagem original da transformação do herói não sabe o que está perdendo: http://www.youtube.com/watch?v=4zIoElk3r2c.

4 comentários:

  1. Mexido Digital também é um blog investigativo: na foto do He-man, quem está ao lado da Feiticeira? Será que ela é filha dela também? E o Gorgo? RAAAAAAAAaaaaaaTINHHHOOOOOOOO!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha. Ao lada da Feiticeira é a Maligna... a "peguete" do Esqueleto...heheheh..... e na verdade seria Gorpo.... hahahaha... mas valeu pelo comentário!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Olá, é a Baronesa, membro dos Cobra do desenho do G.I. Joe.

    ResponderExcluir