Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Invocação do mal


Nota imdb: 7,6 (até o dia da postagem):  (http://www.imdb.com/title/tt1457767/)
Título original: The Conjuring
Ano de Lançamento: 2013
Diretor: James Wan
Estrelas: Patrick Wilson, Vera Farmiga, Ron Livingstone
Sinopse: Harrisville, Estados Unidos. Um casal (Ron Livinston e Lili Taylor) muda para uma casa nova ao lado de suas cinco filhas. Inexplicavelmente, estranhos acontecimentos começam a assustar as crianças, o pai e, principalmente, a mãe. Preocupada com algumas manchas que aparecem em seu corpo e com uma sequência de sustos que levou, ela decide procurar um famoso casal de investigadores paranormais (Patrick Wilson e Vera Farmiga), mas eles não aceitam o convite, acreditando ser somente mais um engano de pessoas apavoradas com canos que fazem barulhos durante a noite ou coisas do gênero. Porém, quando eles aceitam fazer uma visita ao local, descobrem que algo muito poderoso e do mal reside ali. Agora, eles precisam descobrir o que é e o porquê daquilo tudo acontecendo com os membros daquela família. É quando o passado começa a revelar uma entidade demoníaca querendo continuar sua trajetória de maldades.


Um dos gêneros que mais tem sofrido com a queda de qualidade das suas produções é o de filmes de terror. Sempre que algo novo e bom surge, a fórmula é copiada com exaustão até que se extraiam todos os centavos possíveis. Foi assim com Jogos Mortais, com os filmes de fantasmas japoneses e agora com os filmes de "filmagens encontradas". Coube ao criador dos Jogos Mortais dar um novo sopro de vida ao gênero através do filme "Invocação do Mal", recheado de sustos e momentos de suspense que irão agradar os fã de terror.

A história se baseia na vida real de um casal de investigadores de eventos paranormais que são chamados para ajudar uma família que está sendo vítima de acontecimentos inexplicáveis após se mudar para uma casa à beira de um lago. Todos os elementos de terror já consolidados estão presentes: possessão, exorcismo, aparições, fantasma de crianças e até a "velha aterrorizante". A diferença está na forma inteligente e coesa com a qual esses ingredientes foram apresentados na trama.

O filme está recheado de momentos que vão fazer você pular da cadeira e de imagens fortes e assustadoras que vão permanecer na sua memória e fazer você ter medo do escuro por algum tempo. As boas atuações, tanto do casal atacado quanto do casal de investigadores, seguram o filme e dão a credibilidade necessária para manter o tom de seriedade. Destaque para a atuação de Lili Taylor, que faz o papel da mãe da família vítima de forma magistral. Até mesmo as crianças seguram as pontas e ajudam a construir o cenário de terror.

A maquiagem e os efeitos especiais são usados adequadamente e ajudam na imersão do espectador. Nada é muito exagerado ao ponto de levar o filme para o lado trash. Ponto para o diretor James Wan, que mostra mais uma vez seu imenso talento em criar um clima de tensão e terror com sua direção precisa que foi apoiada por uma excelente trilha sonora.

Agora resta torcer para que não sejamos vítimas de uma série de continuações que visem apenas explorar a fórmula. Acabei de saber que já estão pensando em um filme derivado de um dos "itens malignos" que aparece no filme. De qualquer forma, esta película serviu para mostrar aos fãs de terror que ainda há fôlego no gênero e dar esperança de um futuro com novos sustos e momentos aterrorizantes. 

Nenhum comentário