Anúncio 1

Últimos Posts

Jogo da vez: Battlefield 4

Um jogo que a faxineira odeia!


Metascore 83 User Score 6.4
Gamespot 8
IGN 8.5 e Usuários 8.9
"Aumenta o som aí, tio!"

Depois de muito tempo jogando nos consoles, esse foi um dos grandes títulos que optei por ter a versão PC e, apesar dos problemas, aparentemente serei mais feliz.

O Battlefield 3 ficou famoso pelos bug nos consoles,entre eles o estranho bug do soldado pescoçudo no beta(digno de nota:um dos quatro fantásticos tinha que ir a guerra!) e , o mais infame deles, arquivo de progresso corrompido.
"Não tinha o que fazer em casa depois da ida da Mulher Invisível"

Eu mesmo tive que reiniciar a campanha no xbox 360 duas vezes. E por fim, havia os corretivos da E.A. de vários gigas... Mesmo assim o modo campanha foi legalzinho(a condução da história poderia ser melhor, mas em questão de ação, foi satisfatório) e o modo multiplayer se destacou pelos vastos cenários que permitiam que os jogadores pudessem exercer seus perfis preferidos com facilidade(snipers tinham vários pontos de ataque, assim como os rambos dentro dos prédios, sem contar os aviadores "piratas" que roubavam aeronaves até no ar). A diferença de comportamento entre os dois modos do jogo se explicava por terem sido feitos por equipes totalmente diferentes.

Mas voltando ao Battlefield 4, um dos primeiros problemas são os requisitos altos da máquina recomendada para esse jogo. Um Windows 8 64-bits, um processador AMD 6-Core ou um Intel Quad-Core, 8 gigas de memória, 30 gigas de HD e por fim uma placa de vídeo AMD Radeon 7870 ou uma GeForce GT 660 de 3 Gigas de memória(:S). Bom, é como a banda toca aqui...
"- Capitão! Vai dar m****"

No battlefield 4, a segunda coisa que muitos reclamaram, com razão, era a demora de download dos quase 27 gigas. Os servidores dedicados não estavam claramente dando vazão à demanda de download. Foram quase dois dias de download.

Quando por fim o download do jogo foi finalizado, a E.A. apronta mais uma das suas: o executável levava a uma página do browser e pedia o download de um plugin para que o jogo fosse executado. Tsk, tsk, tsk...

Feito isso, por fim no jogo, vi que a qualidade do novo motor gráfico realmente fez valer as experiências da ótima série Bad Company e, naturalmente, os jogos anteriores da série Battlefield. Em uma daquelas "impossible situations", no começo do jogo, o jogador tem que fazer uma decisão que no fundo é uma ilusão de escolha(Walking Dead feelings).

Naturalmente há a ambientação dos controles e alguns pequenos shows-offs da nova implementação da "engine", mas o que realmente se destaca é a qualidade do som dentro do jogo. Realmente muito melhor do que o seu rival, Call of Duty Ghosts, que iremos comentar logo em seguida.
É a popularização do Táxi-Aereo...

O modo campanha tem lá seus problemas: o roteiro é muito batido, algo que praticamente foi copiado do jogo anterior(será que os produtores o jogaram ou nem eles? :) ), pequenos defeitos gráficos(seriam retaliações da Radeon depois que grandes jogos tiveram só problemas com placas que não eram Nvidia?) e problemas com os NPCs. Dentre os problemas com os bots, ficou evidente que a inteligência dos inimigos e amigos é muito limitada(muito mesmo. É tanto que na segunda fase houve a bizarra situação a seguir:um inimigo ficou atirando em mim e o meu colega de missão estava literalmente ao LADO e não fez nada). Isso pode ter sua origem na questionável decisão de que caso o jogador tente se esconder atrás de um tanque, seus companheiros não venham a matar todos os seus inimigos em vez de você. A irritante mania de que os inimigos só morram com seus tiros é bem frustrante.

Mesmo assim a qualidade visual é uma boa surpresa e a capacidade de destruir coisas no cenário, como já falado, fruto da franquia Bad Company, realmente adiciona muita diversão ao jogo. E em um tiroteio, escolher um bom lugar e frequentemente mudar de localização são fundamentais.

Contudo, o que realmente importa nesse jogo, tal qual o jogo anterior da franquia,  é o modo multiplayer . Conexão estável nos testes(surpreendente, dada a triste experiência do Sim City novo e outros jogos da E.A. em seus servidores dedicados), muitos veículos, uma boa quantidade de jogadores por jogo e uma boa oferta de partidas, todos esses itens fazem que  a experiência seja um prato cheio para os amantes de um bom FPS.

Um comentário:

  1. Ótima análise, parabéns. Eu tentei, mas não consegui gostar do jogo. Acho absurdo não poder usar somente o controle (sempre precisa usar o mouse) e não senti liberdade de escolha (como em Far Cry 3, por exemplo), parece uma montanha russa....hehehehe

    ResponderExcluir