Anúncio 1

Últimos Posts

Jogo da vez: Far Cry 3


"Você sabe o significado da palavra insanidade?" Se ainda não sabe, com certeza depois de experimentar esse jogo você descobrirá. Esse mantra é repetido por um dos vilões durante suas sessões de tortura psicológica e isso ajuda a aumentar ainda mais a sensação de terror durante a jornada de auto-descobrimento retratada neste excelente jogo de tiro em primeira pessoa.

A história do jogo segue o destino de sete jovens que acabam presos em uma ilha infestada de piratas depois de uma aventura mal sucedida na sua viagem para saltar de pára-quedas. Cabe a um deles, Jason, escapar dos piratas e resgatar os outros sobreviventes que restaram. Para tanto, ele precisará desenvolver várias habilidades e se transformar em um guerreiro com força suficiente para desafiar a tirania dos piratas que assolam a ilha.

Utilizando uma jogabilidade de fps, o game traz também elementos de RPG que permitem desenvolver skills, e criar, evoluir e personalizar equipamentos e armas. Isso é possível através de dinheiro ganho ao se completar quests e também  por meio de materiais extraídos de animais abatidos ou plantas colhidas. Tudo isso se materializa através de um vasto mundo aberto que pode ser explorado livremente, sendo que para se abrir o mapa é preciso antes acessar torres espalhadas pela ilha. Veículos terrestres, aquáticos e até aéreos (os vôos de asa delta são fantásticos!) facilitam na exploração desse ambiente inóspito e que, se subestimado, pode se mostrar extremamento traiçoeiro.

A constante sensação de perigo proveniente das ameaças naturais e dos vilões piratas dão uma atmosfera excitante para o jogo e instigam o jogador a evoluir e melhorar suas habilidade para superar os obstáculos. Sempre que se sentir pronto, você pode voltar para a história principal e testemunhar a mudança progressiva do protagonista, que começa vacilante e vai adquirindo confiança e auto-conhecimento à medida que a trama avança. Fica a dica: não deixe de dominar as bases inimigas do mapa (basta procurar sinais de fumaça) e de fazer as quests do "caminho do caçador", pois elas liberam materiais que permitem evoluir seus equipamentos além dos limites normais.

Eu joguei a versão de PC e julgo ser a mais adequada para os exigentes em termos visuais. Os gráficos do jogo são excelentes e são complementados por uma física realista e efeitos sonoros convincentes. Isso sem falar que os preços para PC são bem mais amigáveis e, como este jogo foi lançado em 2012, agora é possível encontrá-lo por valores bem atrativos. Para servir de referência em termos de requisitos de hardware, joguei com settings "full" numa boa em meu setup com Intel Core i5 3550, 16GB DDR3 e placa NVidia GTX 660Ti.

Posso dizer que esse foi um dos melhores fps que joguei nos últimos tempos, principalmente por ter incorporado tão bem elementos RPG à jogabilidade. Faltou talvez colocar esses elementos na trama, permitindo que as escolhas dirijam o encaminhamento da história e possibilitando diferentes desfechos. Mesmo assim, seria loucura não recomendar esse jogo para os amantes de ação em primeira pessoa que buscam algo que fuja da "fórmula hollywoodiana" manjada das séries Call of Duty e Battlefield. Por falar em loucura, "você sabe o significado da palavra insanidade?"

Nenhum comentário