Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Lances Inocentes (1993)

Um filme leve e comovente sobre paternidade e expectativas injustas que às vezes colocamos sobre nossos filhos
                                                                                          

Nota IMDb: 7,4 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Searching for Bobby Fischer
Ano de Lançamento: 1993
Diretor: Steven Zaillian
Estrelas:  Joe Mantegna, Ben Kingsley, Max Pomeranc
Sinopse:  Quando um pai descobre que seu filho de 7 anos de idade é um gênio do xadrez, ele decide contratar um mestre de xadrez implacável para treinar o menino para as competições.
Crítica: Michael

Sabe um daqueles dias em que você está "zapeando" pelo NetFlix à procura de algo diferente para assistir? Pois é, foi num desses que eu esbarrei com este filme de 1993 que, por incrível que pareça, nunca havia visto. Mesmo sendo um daqueles filmes que as professoras escolhiam para passar no videocassete da escola na minha época, ele tem um elenco de respeito e traz uma mensagem bem interessante sobre paternidade e sobre as expectativas injustas que às vezes colocamos sobre nossos filhos.

O filme mostra um menino chamado Josh que, no seu aniversário de 7 anos, acaba descobrindo meio que por acaso o xadrez. Logo de cara ele fica maravilhado e mostra talento nato para o jogo. Quando seu pai descobre, ele decide investir pesado no que parece ser uma carreira brilhante e promissora e uma chance única de os EUA ter um substituto para Bobby Fischer, o primeiro campeão mundial de xadrez americano que, logo após seu feito, desapareceu. Porém, a cobrança excessiva acaba tendo um efeito negativo no menino e toda a família precisará se reajustar para encontrar o equilíbrio adequado entre o dom de Josh e o desejo dele de ter uma infância normal. Destaque para o fato de termos ao mesmo tempo uma narrativa na voz de Josh sobre a controversa história de Bobby Fischer e as excentricidades que geralmente acompanham alguém de tamanho talento.

Porém, é importante frisar que o filme não vai fundo nos conceitos e técnicas do xadrez, usando apenas o mínimo necessário para dar um embasamento adequado e não passar vergonha, algo que pode decepcionar os mais puristas. Se você procura algo neste nicho, sugiro a excelente série original do NetFlix 'O Gambito da Rainha', sobre a qual fizemos a crítica aqui. Mesmo assim, isso não retira os méritos do filme, pois seu foco está mais no relacionamento de Josh com seu pai e também com seu exigente mestre de xadrez interpretado por Ben Kingsley.

E por falar em interpretações, temos uma excelente surpresa com o jovem Max Pomeranc na pele de Josh com o equilíbrio certo entre introspecção e inocência. O seu pai é interpretado por Joe Mantegna que está um pouco fora de sua liga em um papel mais dramático, mas que não decepciona. Destaque também para a participação pequena, mas vital, do talentoso Lawrence Fishburn.

Estamos diante de um filme bem leve e para toda a família sem ser infantil, o que hoje é algo extremamente raro. Mesmo com quase vinte anos do seu lançamento, sua história e mensagem continuam atuais e tocantes e certamente vale uma chance para quem, como eu, deixou esta joia passar desapercebida. 

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário