Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix: O Gambito da Rainha (2020)

Uma excelente série dramática sobre o mundo do xadrez e a luta de uma órfã para superar seus fantasmas
                                                                                                                  

Nota IMDb: 8,9 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: The Queen's Gambit
Criadores: Scott Frank, Allan Scott, Scott Allan
Estrelas:  Anya Taylor-Joy, Chloe Pirrie, Bill Camp
Sinopse: Em um orfanato nos anos 1950, uma garota-prodígio do xadrez luta contra o vício em uma jornada improvável para se tornar a número 1 do mundo.
Crítica: Michael

Devo confessar que sou um daqueles que prefere jogar damas do que xadrez. Isso talvez porque nunca havia entendido que por traz de regras simples de movimentos das peças existem infinitas possibilidades de estratégias. Esta excelente minissérie dramática original do NetFlix traz luz a este fascinante e complexo mundo do xadrez enquanto nos mostra a jornada de uma órfã que supera imensas dificuldades e traumas para subir ao topo do jogo.

Em seus sete episódios, a série baseada em um romance de mesmo nome conta a trajetória de Beth Harmon, uma jovem que ficou órfã ainda criança e cresceu em um orfanato cristão dos anos 50. Lá, ela encontra conforto na figura paternal de um zelador que a apresenta ao xadrez como uma forma de canalizar sua energia e raiva. Com uma combinação explosiva de um dom extraordinário e o vício em calmantes, a jovem inicia uma jornada fantástica para se tornar a mulher-prodígio do xadrez e desafiar os grandes mestres do seu tempo.

A história de Beth é contada com bastante tempo e cuidado para construir sua personalidade e motivações. Conhecemos os fantasmas que a mantém acordada à noite e a forma como o xadrez a ajuda a domá-los. Como ela mesmo diz, dentro das casas do tabuleiro ela se sente segura e forte, capaz de dominar seu próprio destino. Sua capacidade mental para memorizar e rodar inúmeros cenários a ajudam a se transformar em uma jogadora excepcional, mas como acontece com a maioria dos gênios há um preço a ser pago. No caso dela, o vício de calmantes e depois bebida é uma ameaça crescente à sua sanidade. Além disso, sua dificuldade em se relacionar com homens também é bem explorada e encaixada na história, que é conduzida de maneira primorosa e leve, transformando a série em um verdadeiro deleite para os espectadores.

Cabe à "desconhecida" Anya Taylor-Joy o papel de Beth em sua fase pré-adolescente e adulta e ela mostra que cresceu bastante e, após ter excelentes participações menores em outras produções, é capaz de protagonizar produções de alto nível. Ela traz uma sensualidade contida e confiante que casa perfeitamente com o papel e a evolução de sua interpretação unida com as mudanças de figurino e maquiagem trazem um arco excelente de crescimento para Beth. O resto do elenco também faz um excelente trabalho e ajuda a construir um universo rico e interessante. 

Com uma produção de primeira, um roteiro interessante e excelentes performances, este seriado é uma excelente opção no gênero de drama. Serve também para aqueles que se interessam em saber mais sobre o mundo do xadrez e suas peculiaridades, trazendo uma excelente representação de sua complexidade de uma forma mais palpável para o público. Vale principalmente pela memorável performance de sua protagonista que gera empatia desde o começo. Apesar de uma recepção ótima de público e crítica e rumores de uma segunda temporada, as chances disso se concretizar são mínimas uma vez que a história do livro foi finalizada e a trajetória de Beth completada naquilo que foi proposto desde o início. De qualquer forma, o NetFlix movimenta mais uma peça importante no tabuleiro de streaming e cabe à concorrência fazer o próximo lance.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário