Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Anônimo (2021)

   

Um filme carregado de ação e carisma que revela um inesperado talento para o gênero

                                                                                          

Nota IMDb: 7,4 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Nobody
Ano de Lançamento: 2021
Diretor: Ilya Naishuller
Estrelas: Bob Odenkirk, Aleksey Serebryakov, Connie Nielsen
Sinopse: Em Anônimo, Hutch Mansell (Bob Odenkirk) é um pacato pai e marido que sempre arca com as injustiças da vida, sem revidar. Quando dois ladrões invadem sua casa, Hutch se recusa a defender a si mesmo e sua família na esperança de evitar qualquer violência, desapontando seus familiares com sua passividade. As consequências do incidente acabam despertando uma raiva latente em Hutch, desencadeando instintos adormecidos e impulsionando-o em um caminho brutal que irá trazer à tona segredos sombrios e habilidades letais.
Crítica: Michael

Uma tendência que já se apresenta há algum tempo é a de atores experientes e com qualidades dramáticas inquestionáveis migrarem para o gênero de ação quando chegam a uma idade mais avançada. O caso mais proeminente foi sem dúvidas o de Liam Neeson que, com 56 anos em 2008 estrelou o thriller de ação "Busca Implacável" que fez um sucesso inesperado e inclusive lançou vários memes do cinema que perduram até hoje. Tanto que isso gerou uma mudança de foco na sua carreira e a maioria dos seus filmes a partir de então tem sido de ação, infelizmente nem todos com a qualidade esperada. Pois bem, parece que agora é a vez de Bob Odenkirk, o carismático e engraçado ator de 58 anos que interpretou o advogado Saul Goodman na série hit Breaking Bad e depois em uma excelente série spin-off, de "vestir a carapuça" de herói de ação e mostrar que sabe chutar bundas e dar tiros com um estilo de dar inveja ao John Wick. Com um tom bem mais leve que combina com ele, mas ainda assim carregado de ação, o resultado é um excelente filme para o gênero.

O roteiro mostra o protagonista tentando viver uma vida pacata e sem conflitos, mas fica claro que isso o está consumindo por dentro. Porém, uma tentativa de assalto à sua casa que ameaça a segurança de sua família faz despertar nele uma raiva latente e desencadeia uma sequência de eventos que o colocam em confronto direto com a máfia russa. Como disse antes, o tom do filme é bem mais leve do que de outros do gênero como os de John Wick. O filme tira sarro de vários clichês estabelecidos e inclusive com o fato de termos um senhor de idade detonando geral e coloca o carismático (e já bem idoso com 82 anos) Christopher Lloyd como pai do protagonista e também para mostrar que ainda consegue despachar mafiosos com estilo. Destaque também para o fato das lutas, principalmente físicas, serem bem menos coreografadas e mais caóticas e viscerais do que o que geralmente vemos, o que dá um ar de realismo maior para a ação, apesar do sangue digital às vezes exagerado. Claro que nos tiroteios temos muitos momentos que exigem um maior desprendimento da lógica, mas isso não retira os méritos do filme e inclusive gera cenas épicas e inovadoras para o gênero.

Além da presença pequena, mas muito divertida, do eterno Dr. Brown, sem dúvidas o maior destaque vai para Bob Odenkirk. No primeiro terço do filme ele mostra mais uma vez seu enorme talento dramático para representar o "homem ordinário" e seu timing perfeito para comédia. Porém, quando o filme pivota seu personagem para o modo "full on", ele não deixa a desejar nas partes mais físicas e continua também gerando muitos momentos engraçados sem perder a pose de durão que constrói aos poucos.

Estamos diante de uma agradável surpresa que não só traz inovações para o cansado gênero de ação, mas também mostra um outro ator experiente que consegue se sair muito bem neste tipo de filme. Simplesmente imperdível para os fãs do ator e amantes deste tipo de película. O filme deixa abertura para possíveis continuações e resta saber se isso também irá modificar a carreira de Bob Odenkirk e se teremos novos filmes colocando ele neste tipo de papel.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário