Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix:Os 7 de Chicago(2020)

No distante e não muito mesmo ano de 1968, um ano que o mundo tretou muito, um protesto para exigir uma atitude anti-guerra na Convenção Nacional Democrática que iria indicar o candidato para as eleições dá muito errado e pessoas chave vão ser julgadas sobre isso. Só que as coisas são mais complexas do que isso. Confira as virtudes, sem spoilers, na crítica abaixo


                                                                   

A volta ao passado que é mais parecido com o presente

                     

Nota IMDb: 8,0 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: The Trial of the Chicago 7
Ano de Lançamento: 2020
Diretor: Aaron Sorkin(West Wing:nos Bastidores do Poder, Steve Jobs, A Grande Jogada, The Newsroom, A Rede Social, entre outras obras)
Estrelas:  Eddie Redmayne, Alex Sharp, Sacha Baron Cohen, Jeremy Strong, John Carroll Lynch, Joseph Gordon-Levitt, entre outras estrelas
Crítica: Dissonantbr


Uma história como essa é fácil se tornar panfletária ou exageradamente simplista ou utópica. E claro, como muita coisa na vida, o que REALMENTE aconteceu naturalmente não resiste ao tempo ou às pessoas que dão as cartas. Por isso esse filme na verdade toma interessantes decisões para um incidente que de fato influenciou bastante para a eleição de Nixon e serviu como exemplo de punição de 8(que viraram 7 pessoas) que estavam envolvidas na organização de um desastrado evento.

E contrariando a lógica de que um grande elenco em uma produção gera um bom filme, a NetFlix tem um monte de exemplos de grandes fracassos principalmente pela história ou cuidado na produção, e definitivamente não é o caso desse filme. Claro que o filme tem como foco todos os problemas de pessoas que decidem protestar contra a Guerra do Vietnã em um ano que vários que eram exemplos de antissistema foram ou mortos ou caíram em desgraça. Porém, a história do filme faz por meio de inteligentes diálogos, alternando o tribunal, flashbacks e comentários reflexões interessantes de quão difíceis são as decisões de quem quer ir contra a maré. 

E outro grande mérito é ter nos três diferentes núcleos de pessoas que organizaram o protesto personagens fascinantes, com perceptivas totalmente diferentes e até certo ponto antagônicas, que de repente tem que avaliar o quão longe querem ir no que acreditam ser um dos pontos mais importantes da sua vida. Definitivamente o desempenho excelente do elenco, com destaque para Sacha Baron Cohen(pois é), faz o filme fluir excepcionalmente bem. 

E claro, como os diretores e atores já avisaram várias vezes, não é o foco analisar o que aconteceu em 1964, mas o que se pode aprender daquela situação para os dias atuais. E tudo isso muito bem amarrado, juntando drama, humor e inteligência. Claramente se vê a influência de Aaron Sorkin na direção e roteiro, sendo que a produção chegou a passar pelas mãos Steven Spielberg(que queria Will Smith) durante a longa gestação do roteiro desde de antes de 2007, porém mesmo assim o resultado não deixa a peteca cair mesmo depois de tanto tempo.

Resumindo, mesmo sendo um filme que cairia na classificação "de tribunal" é um interessante e relativamente realista filme sobre embate de ideias, decisões e consequências. E sim, ele fala muito mais sobre os nossos dias, porém de uma forma inteligente, bem humorada e muito bem executada. Talvez valeria a pena ter tido dois ou três partes para desenvolver tanta coisa interessante em jogo, mas o que temos sem dúvida vale muito a pena. Foi uma excelente surpresa nesse ano tão difícil. Disponível no NetFlix.

E há um excelente filme que compara as pessoas reais para os personagens...Vale ver depois do filme...


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)


Nenhum comentário