Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix:Challenger - O Voo Final(2020)

No maior acidente do programa espacial americano, a máquina mais complexa montada pelos humanos até aquele momento falhou, apesar de todas as promessas. Como isso aconteceu? E essa minissérie compensa?

Uma tragédia explicada
                                                            
Nota IMDb: 8,0 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Challenger:The Final Flight
Ano de Lançamento: 2020
CriadoresSteven Leckart, Glen Zipper
Estrelas:  June Scobee Rodgers, William Harwood, Frederick D. Gregory, Allan J. McDonald, Barbara Morgan, Lisa Bristol, Richard Cook, Brian Russell, entre outras pessoas envolvidas.
Crítica: Dissonantbr


Eu era criança, na casa da minha vó, assistindo desenho animado na Bandeirantes(acho que era o Pac Man), lá em João Pessoa quando o desenho parou para informar que o Ônibus Espacial Challenger havia explodido sem sobreviventes. 28 de janeiro de 1986. Eu lembro que fiquei triste, mesmo porque, mesmo criança, conhecia o veículo como um grande feito que levava e trazia pessoas do espaço. Alguns anos depois iria montar em 1989, graças a uma edição da revistinha muito legal chamada Nosso Amiguinho, um modelo que mesmo com as minhas extremamente limitadas capacidades e doses cavalares de cola de papel, de fato voou do sexto andar e pousou com surpreendente elegância. 

Muitos anos depois, fiquei sabendo que o motivo teria sido uma falha em um anel de vedação dos foguetes auxiliares e que pelo o que se falava na época, não foi por falta de aviso que o acidente aconteceu. Equiparável apenas ao acidente da sua nave irmã, a Columbia, em 2003, de fato muita coisa poderia ter sido feita para evitar tamanha tragédia. E é justamente o que se propõem essa minissérie de 4 episódios contanto quem foram os astronautas, a sua história, a clássica cadeia de eventos que se fecharam para algo tão grande como isso tenha acontecido, assim como as suas consequências.

Cabine que sobreviveu à explosão inicial(Fonte:Wikipedia)


Bancada pela NetFlix e tocada pelo famoso estúdio Bad Robot, a série mostra como a agência que não tinha mais medo de errar, que prometia voos rotineiros ao espaço, iria traumatizar muitos e gerar sérias dúvidas, tudo isso com um show de imagens de arquivo, revelações surpreendentes, um bom texto, depoimentos tanto da época, como pessoas importantes no evento, assim como a famosa lição do que acontece quando más notícias não podem ser ditas por medo e/ou política. Uma comparação com a SpaceX e a nova corrida para a Lua não é casual. 



Graças à Deus que não fizeram um filme de 2 horas, mas sim a divisão em 4 pedaços(sendo que os dois últimos são os mais surpreendentes, principalmente o azar que iria criar toda catástrofe). Só não é perfeito porque agora tem que ter o mesmo para explicar a situação da Columbia. Mesmo assim, muito mais de 3 bilhões de dólares, 7 vidas perdidas e uma longa pausa nos voos mereceriam um explicação com esse documentário tenta dar. Vale sem dúvida



Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário