Anúncio 1

Últimos Posts

Primeira Impressões:Kerbal Space Program

Muito popular lá fora, por motivos que vamos explicar abaixo, esse incrível jogo, apesar das dificuldades iniciais, justifica a grande popularidade entre entusiastas do Espaço, inclusive a quase onipresença nos PCs de cada de boa parte das agências espaciais. Confira mais detalhes dessa primeira impressão desse maravilhoso jogo.

Para o Espaço e além! 

Nos EUA, um passatempo muito estimulado é construir foguetes. Há campeonatos, clubes amadores que trocam dicas e alguns que decidem até seguir carreira na industria espacial. Com o tempo, como muitas coisas, o pessoal decidiu tentar passar parte da experiência para um simulador onde você pode construir um programa espacial para visitar a Lua e mais além. 

A primeira vez que eu tinha ouvido falar desse jogo foi na Steam, já há uns 5 anos atrás... O gráfico parecia ok, mas os bonequinhos da capa não me convenceram muito. O tempo passou e o pessoal do Jovem Nerd fez uma série, com o Azaghal, com o primeiro episódio lá em 2015!!! O link dessa série você pode ver aqui.

Claro que os dois já me chamaram a atenção, mas no meio do caminho havia uma animada lista de jogos e o tempo foi passando... Aí ano passado, dois grandes canais que eu acompanho no YouTube(Everyday Astronaut e  Scott Manley) fizeram longas e divertidas séries, aí ficou mais claro ainda que além de divertir, ensina muito sobre física, espaço e ... raciocínio lógico... E boas risadas!

Meu primeiro objeto foi algo relativamente simples. Ativar o foguete, ver até onde ele poderia ir(a primeira versão que é de combustível sólido(infelizmente lembrem do VLS!!!)) e, principalmente, não matar o bravo e destemido Jebediah Kerman, nosso primeiro astronauta. E também confesso que se não tivesse visto um primeiro um tutorial, eu teria esquecido o paraquedas :))) (o tutorial do programa ajuda, mas poderia ser muito melhor! Só que aí entra uma estranha diversão das novas gerações:ver tutoriais no youtube!!! Huahuahuaa). Duas tentativas e sucesso! 

Há contratos que são uma fonte de dinheiro, ciência e respeito. E também é bom ter ideia do que você consegue fazer de forma realista já que há contratos realmente difíceis e há uma punição por falhar ou desistir(olha aí o famoso "Desistir não é uma opção!"). Passada a primeira fase, fui para o próximo grande desafio: entrar em orbita e voltar com o nosso astronauta vivo... E horas e horas foram gastas até chegar ao Lata4, meu primeiro foguete que parecia que era forte suficiente para chegar em orbita. E depois descobri que precisei construir o Lata5! :P

Primeira coisa que descobri é que realmente o jogo é relativamente flexível com algumas regras de aerodinâmica, porém a parte de orbita ele realmente se destaca. E claro que várias tentativas de um foguete de um estágio se mostraram caras e perigosas... Aí descobri a beleza de ter um foguete em muito estágios. E também que foguetes de combustível sólido não se desligam(como um rojão, por exemplo), mas você pode regular a velocidade de queima do combustível. E também que beleza é ter um estágio em combustível liquido! Principalmente para ajustes na trajetória que ficam super mais fáceis com o modo de visão de orbita.

Eu sei, parece complicado, mas a orbita é relativamente simples depois de  três coisas importantes: a)você está em uma velocidade boa(nos meus testes 2200 metros/segundo aproximadamente); b) você fez uma trajetória relativamente paralela a curvatura da Terra. Isso realmente economiza muito combustível e não exige uma distância enorme para consegui cair e continuar acelerando só pela inércia, o que no final é uma orbita; c)tenha sempre, nem que seja uma pequena quantidade, combustível para sair da orbita e voltar a Terra. Isso porque ainda que a capsula tenha um combustível para  manobras, não é suficiente para voltar. E digamos que eu tive que voltar no tempo para salvar nosso amigo Kerman. :)))

E depois disso, claro que o próximo passo é visitar a Lua! Primeiro passar perto do satélite, e depois pousar. Contudo, esse e outros contratos, são assunto para um outro artigo. Ah, e antes que perguntem, com o tempo, o jogo ganhou várias melhorias e inclusive um DLC com históricas missões espaciais. E claro, robôs e experimentos em até planetas distantes. Vale sem dúvida conhecer, principalmente porque além de ser divertido, não deixa de ser educativo. Existe para PS4 e XBOX ONE, assim como já falamos, PC também.

PS:Tenho a versão tanto no PC como no XBOX ONE e confesso que tive alguns problemas no console para realizar algumas ações. Nada muito absurdo, mas no PC e com o mouse foi mais fácil. E agora me ocorreu que posso testar o mouse no videogame e retorno com mais detalhes no próximo episódio

PS/2: Ah, ia esquecendo! Uma dica importante. No começo do vôo, depois da sua primeira orbita, dado o dinheiro que você consegue, é bom ser econômico, mas vale a pena expandir sua Tracking Station que além de melhorar muito a visualização para uma aproximação à Lua, também permitira as caminhadas espaciais. Ou seja, além de mais pontos de ciência(já que sair e observar e coletar os resultados de cada um dos instrumentos, você ainda pode realizar um relatório diferente em cada situação(orbitando uma parte da viagem rende pontos diferentes, o que faz sentido) é divertido pacas...E dá um medinho...:P

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)





Nenhum comentário