Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Cemitério Maldito (2019)

Um bom filme de terror que peca por fazer "buracos em solo sagrado"
                                                                                                            
Nota IMDb: 6,4 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Pete Sematary
Ano de Lançamento: 2019
Diretor: Kevin Kölsch, Dennis Widmyer
Estrelas:   Jason Clarke, Amy Seimetz, John Lithgow
Sinopse: Uma família se muda para uma nova casa, localizada nos arredores de um antigo cemitério amaldiçoado, usado para enterrar animais de estimação, mas que já foi usado para sepultamento de indígenas. Algumas coisas estranhas começam a acontecer, transformando a vida cotidiana dos moradores em um pesadelo.
Crítica: Michael

A eterna discussão se o cinema é arte ou não nunca será resolvida. Ao meu ver, depende. Quando os filmes são feitos com as motivações certas (bom roteiro com história interessante a ser contada) e o lucro é apenas fruto do reconhecimento e não o objetivo em si, aí podemos ver o cinema como arte. Mas quando a única e clara motivação é lucrar, eu vejo o cinema como simples indústria. Aqui com este filme temos um claro exemplo disso: navegando na onda de sucesso da recente readaptação do livro 'A Coisa' de Stephen King (lançado em 2017), teve-se a grande ideia de readaptar um outro livro que já havia sido convertido para filme em 1989, o clássico 'Cemitério Maldito'. Acontece que, enquanto no caso de 'It' nós tivemos apenas uma "mini-série" para a TV em 1990 e com gosto duvidoso, o filme 'Cemitério Maldito' de 1989 é uma ótima adaptação que foi bem fiel ao livro e bem recebida pelo público. Para piorar, a nova versão de 2019 toma liberdades criativas duvidosas que acabam minando suas qualidades.

A história começa fiel ao livro e mostra uma família que se muda para uma cidade pequena em busca de tranquilidade, mas começa a sofrer com infortúnios. Próximo ao seu terreno existe um cemitério de animais e, mais adiante, um antigo cemitério indígena abandonado. Após um acidente que matou o gato da família, um vizinho instrui o pai a enterrá-lo no cemitério indígena e o gato logo após volta à vida, mas com um comportamento bem diferente do que tinha antes. Contar mais seria estragar a surpresa para quem não conhece o livro ou o filme original de 1989, mas o fato é que a nova versão faz grandes alterações a partir daí e isso causou certa revolta com os fãs, tanto que a nota no ImDb do filme novo é menor do que a do filme antigo.

Talvez a escolha de mudar foi justamente para tentar trazer alguma novidade e quem sabe justificar essa refilmagem, mas o fato é que ele acaba ofendendo tanto os fãs do livro quanto os do filme original e fazendo "buracos em solo sagrado". E é uma pena, pois estamos diante de um filme de terror bem eficaz e que não cai nos clichês do gênero, mantendo uma atmosfera de suspense bem consistente. E grande parte disso é mérito das atuações louváveis de Jason Clarke como o pai e John Lithgow como o vizinho. Além disso, vale destaque também a interpretação de Amy Seimetz como a mãe e Jeté Laurence como a filha.

O veredito então é bem óbvio: se você é fã de terror, nunca leu o livro e nem viu o filme original de 1989, esta nova adaptação com certeza irá agradar bastante, pois temos um bom exemplar do gênero com bom suspense e que foge da moda atual de falar apenas de "espíritos malignos e possessões". Já para quem leu o livro ou é fã do filme original, dificilmente este filme será visto com bons olhos, mesmo considerando todas as suas qualidades.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário