Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: O Predador (2018)

Será que este é mesmo "O Predador" que estávamos esperando? Confira na nossa análise a seguir.
                                                                                             
Nota IMDb:
 6,1 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: The Predator
Ano de Lançamento: 2018
Diretor:  Shane Black
Estrelas:  Boyd Holbrook, Trevante Rhodes, Jacob Tremblay
Sinopse: Uma perseguição entre naves alienígenas traz à Terra um novo predador, que acaba sendo capturado por humanos. Antes disso, ele tem seu capacete e bracelete roubados por Quinn McKenna (Boyd Holbrook), um atirador de elite que estava em missão no local onde a nave caiu. A bióloga Casey Brackett (Olivia Munn) é então chamada para examinar o ser recém-descoberto, mas ele logo consegue escapar do laboratório em que é mantido cativeiro. Ao tentar recapturá-lo Casey encontra McKenna, que está em um ônibus repleto de ex-militares com problemas. Juntos, eles buscam um meio de sobreviver e, ao mesmo tempo, proteger o pequeno Rory (Jacob Tremblay), filho de McKenna, que está com os artefatos alienígenas pegos pelo pai.

O primeiro filme da franquia Predador foi uma grande surpresa e até hoje é considerado um dos melhores filmes da ação de todos os tempos. O mais interessante é que, quem conhece a história dos bastidores, sabe que o filme poderia ter sido bem diferente. Com problemas com a criatura (por isso ela aparece tão pouco), precisaram mudar no meio da produção e convocaram o então iniciante designer Stan Winston (o mesmo que criou o Exterminador) que, com seu enorme talento, redesenhou totalmente o antagonista e criou a forma que hoje é mundialmente conhecida do Predador. Desde então, a franquia nunca conseguiu chegar perto da sua qualidade ou personalidade e, infelizmente, nem mesmo a volta de Shane Black (que co-roteirizou e atuou no primeiro) para uma nova tentativa foi suficiente para cumprir esta difícil tarefa.

A trama mostra tempos atuais ondem os predadores continuam vindo ao nosso planeta, mas desta vez a motivação deles vai muito além da caçada por esporte. Um desses predadores é capturado e o atirador de elite Quinn MacKenna e sua família estão no meio de toda essa situação. Desde o início fica clara a intenção de usar a nostalgia para conquistar os fãs mais antigos, trazendo de volta músicas e fazendo várias referências a falas famosas e a acontecimentos passados. Até mesmo a estrutura de se ter uma equipe de soldados no meio de um "floresta" e sendo caçados um a um é repetida. Porém, essa muleta não é suficiente para sustentar o filme que nunca decola por seus próprios méritos. Algumas ideias novas são até interessantes, como a de um "Super Predador", mas não são bem executadas e acabam perdidas. Vale também destacar a péssima qualidade da conversão em 3D que apenas subtrai da experiência em um filme que usa bastante ambientes escuros e lutas rápidas. Resta saber até quando os cinemas vão continuar usando essa artimanha para cobrar mais caro por ingressos.

Talvez um dos principais motivos da falta de personalidade própria deste filme seja a ausência de uma grande estrela como o original teve na figura de Arnold Swchwarzenegger. A tarefa de protagonizar caiu em Boyd Holbrook, mas apesar de ter talento dramático falta a ele o carisma necessário e em nenhum momento ele se mostra um adversário  à altura do Predador. O menino Jacob Tremblay merece aplausos por sua performance, mas seu personagem é mal aproveitado e serve mais para tapar buracos de roteiro. O mesmo vale para a cientista interpretada por Olivia Munn que acaba mais funcionando como soldado depois que solta as exposições da história que precisava.

Desta forma, fica difícil recomendar este filme tanto para os fãs mais antigos quanto para o novo público que não conhece a franquia. No final das contas, este filme é apenas mais uma tentativa falha de ressuscitar a série e aos poucos deve cair no esquecimento como outros que o precederam, ainda que tenha deixado pontas para uma continuação. Sendo assim, se você realmente quiser ver "O" verdadeiro "Predador", assista ao filme de 1987.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário