Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix:Uma Repórter em Apuros(2016)

Uma repórter cansada de fazer a mesma coisa, uma guerra esquecida e muitos palavrões entre eles. Esse é o caso dessa estranha comédia

Ela definitivamente pediu para aprender logo no início algum palavrão


Nota IMDb: 6,6 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Whiskey Tango Foxtrot
Ano de Lançamento: 2016
Diretor:  Gleen Ficarra(famosa por This is Us, Golpe Duplo e O Golpista do Ano) e John Requa(e os mesmos filmes da diretora ao lado)
Estrelas:  Tina Fey(como a inconsequênte reporter Kim Baker), Margot Robbie(como a ambiciosa e amoral Tanya), Martin Freeman(como freelancer e pessimo chavecador), Christopher Abbott(como alguém que tem juizo nesse filme, Fahim Ahmadzai), Alfred Molina(como o Secretário Geral Ali Massoud Sadiq), Billy Bob Thornton(como o gelado general Hollanek), entre outras estrelas.
Sinopse: Sabendo que havia uma corrida entre o que iria acabar primeiro, sua carreira ou juízo, Kim  aceita trocar crônicas diárias pela cobertura da Guerra do Afeganistão. Lá iria encontrar muito além do reconhecimento que buscava,  inclusive a busca por novos valores.

Férias quase chegando, nada melhor do que uma comédia com algum conteúdo. Inspirado no livro "The Taliban Shuffle: Strange Days in Afghanistan and Pakistan", Tina Fey embarcou nesse filme que é uma curiosa reflexão sobre não só o trabalho jornalistico, mas também sobre o que nos é dito sobre um conflito complexo e longe de ser justificado como a guerra que ganhou o apelido de a "Guerra Esquecida". 

Para colocar em perceptiva, aquele país se encontra em guerra desde de 1979 até hoje. E os EUA se encontram com tropas lá desde de 2001. Inicialmente para caçar e destruir o líder e a estrutura do Al-Qaeda, também prometeu infraestrutura e uma estrada em formato de circulo ao longo do país, tanto para integrar e também ter facilidade de mobilização de tropas. Em uma longa sequência de governantes de representabilidade bem duvidosa, pouca representação da complexa composição étnica, muita violência e indas e vindas da guerra, não só a estrada como as obras ou atrasavam ou sofriam atentados em um claro ciclo improdutivo. A coisa iria piorar muito depois da captura/ou morte de Osama bin Laden. 

Voltando ao filme, Tina dá uma estranha credibilidade à uma jornalista que, na busca do sucesso e reconhecimento, ignora as normas de segurança e não raro coloca em risco todos os que a acompanham. Um detalhe, que pode realmente irritar muitos, contudo é um curioso mérito da atriz. E apesar das engraçadas situações, algumas bem de americanos mesmo que não se dedicam nem um pouco a evitar gafes culturais, reflete sobre a industria de registro e pouca reflexão sobre conflitos mundiais.

Vale pela engraçadas sinucas culturais, o bizarro clima de competição/vale tudo/pegação do jornalismo internacional, carisma de Fey e a reflexão de algo que iria piorar muitos anos depois(o filme engloba o período de 2003 a 2006, período de relativa "calma"(muitas aspas aí)). Aliás, como bem destaca o filme, o que é normal em uma zona de conflito? Boa pergunta inclusive para nós, brasileiros. Disponível no momento no NetFlix.

PS:Ah, e ela fala muitos, mas muitos palavrões. Inclusive o nome em inglês é claramente a abreviação de WTF....:)




Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário